O termo "easter egg" está presente no vocabulário gamer há muito tempo, fazendo com que gerações passem horas revirando os mapas de seus jogos favoritos tentando encontrar os segredos que um designer esconde em cada um deles, seja pelo modo tradicional (jogando), ou então revirando os arquivos dos softwares procurando por algo suspeito.

Os easter eggs estão presentes em quase todos os games da indústria nos dias de hoje, raramente vemos um que não utilize ao menos alguma espécie de referência a outro jogo, dessa forma, não é difícil imaginar que alguns desses segredos sejam espetaculares (uns mais que os outros).

Relembrando alguns dos melhores segredos escondidos nos nossos jogos favoritos, surgiu a brilhante ideia de criar uma lista com os melhores easter eggs já feitos, então, vamos começar?

Adventure - Primeiro Easter Egg da história

Em 1979 ainda não existiam os créditos finais nos games, ou seja, era impossível saber o nome do criador a não ser que você trabalhasse na própria desenvolvedora, mas isso acabaria em pouco tempo.

Um designer da Atari chamado Warren Robinett teve a excelente ideia de inserir um segredo em um jogo que estava trabalhando, o Adventure, onde um pixel percorria vários labirintos buscando um meio de sair deles. Ao capturar um pixel de cor diferente e leva-lo até uma sala secreta, o nome de Warren surgia na tela: "Created by Warren Robinett". Essa a primeira vez que o jogador podia conhecer a pessoa que havia feito o jogo que tanto gostavam.

Call of Duty: Black Ops II - Jogos clássicos da Activision no mapa Nuketown

Depois de arrancar a cabeça de todos os bonecos do mapa Nuketown 2025 de COD Black Ops II em um curto período de tempo, na tela do painel que fica no centro do mapa é possível ver o clássico logo da Activision, no entanto, isso não é tudo: você pode jogar Pitfall 2, H.E.R.O., River Raid e Kaboom!, alguns dos melhores jogos já feitos pela desenvolvedora.

Vídeo incorporado do YouTube

Crysis 2 - Festa no elevador

Durante uma das missões de Crysis 2, o jogador se depara com um painel de botões na parede que aparentemente não são interativos, no entanto, chegando perto dele e apertando o botão de ação, é possível ouvir um som diferente, como se algo tivesse sido ativado.

Voltando pelo cenário é possível passar por uma área onde antes era bloqueada e um botão de elevador torna-se interativo, ao interagir com o botão, o elevador sobe, a porta abre e é possível ver dois soldados dançando loucamente em uma festa privada dentro dele.

Vídeo incorporado do YouTube

Dead Island - Jason Voorhees e sua motosserra

Em um acampamento aparentemente abandonado no mapa de Dead Island, um dos personagens mais famosos do cinema está escondido, ele é Jason Voorhees, o maior assassino do filme Sexta Feira 13.

Assim que você entra no acampamento já é possível ver os corpos pendurados em estacas e Jason atacando alguns zumbis, assim que ele acaba com todos, obviamente vai partir para cima de você, portanto é preciso ser esperto para derrotar o grandalhão, que é extremamente forte. Depois de derrota-lo, se você entrar na casa que ele aparentemente está protegendo, encontrará um dos itens mais raros do jogo, a motosserra de Jason.

Vídeo incorporado do YouTube

Halo: Reach - Festa no clube dos alienígenas

Durante uma das missões de Halo: Reach onde estamos controlando uma nave, se voarmos até um dos prédios do mapa, pousarmos e descermos da nave, é possível ver um botão na parede que pode ser acionado para que uma porta seja aberta, no entanto, nenhuma porta parece aparentemente abrir. Quando voltamos ao local do objetivo e entramos pela porta principal de um prédio, dentro dele, para nossa surpresa, está rolando uma enorme festa dos alienígenas inimigos, que sequer parecem se importar com a presença de seu grande inimigo.

Vídeo incorporado do YouTube

Wolfenstein: The New Order - Sonhando com o clássico Wolfenstein

Enquanto você alterna entre missões no game Wolfenstein: The New Order, subindo até o segundo andar do prédio onde seu grupo está escondido, é possível ver uma cama em um dos cantos da sala. Caso você se aproxime e use o botão de interação o personagem irá dormir e sonhar com o clássico Wolfenstein 3D de 1992. No sonho, você obviamente é o personagem principal, que vaga por alguns corredores repletos de nazistas.

Vídeo incorporado do YouTube

GTA V - A aparição do Ovni

Um dos games com mais easter eggs já feito é, com certeza, GTA V. Centenas de segredos estão inseridos no game, sendo desde referências a filmes e outros jogos quanto outras coisas grandiosas e assustadoras.

Um bom exemplo de excelente easter egg é o óvni do Monte Chiliad , que, depois de que o jogo é 100% completado, pode ser visto durante uma tempestade pairando sobre a cidade de Los Santos.

Vídeo incorporado do YouTube

GTA IV - O coração de Liberty City

Assim como seu sucessor, Grand Theft Auto IV também é cheio de easter eggs, um dos mais legais do game é o da "estátua da liberdade", que esconde uma porta secreta e dá acesso ao interior da estátua.

Utilizando um helicóptero para chegar até a base da estátua, vá até a porta onde está escrita a frase "No Hidden Content this Way" (nada escondido por aqui), passe caminhando pela porta aparentemente sólida, suba uma escada que leva até o topo da estátua e lá estará ele, o coração de Liberty Sity!

Vídeo incorporado do YouTube

Metal Gear Solid - Psycho Mantis lê a sua mente!

Este é, talvez, o easter egg mais bem bolado de toda a história dos games.

Em determinado momento da gameplay do primeiro jogo da aclamada série Metal Gear Solid, Solid Snake encontra o personagem Psycho Mantis, que é uma espécie de expert em controle e leitura da mente, e este diz que pode ler a mente do jogador.

Como se estivesse de fato lendo sua mente, Psycho Mantis diz os games que você anda jogando nos últimos dias (além de MGS, claro), no entanto, é claro que não existe nenhum tipo de mágica, o que acontece é que, na verdade, o personagem está apenas dizendo alguns títulos que estão presentes em seu memory card.

Vídeo incorporado do YouTube

Call of Duty (série Black Ops e World at War) - História do modo Zombies

Caso você não conheça o modo Zombies ou então converse com alguém que conhece, mas nunca jogou, você vai achar que ele não passa de mais uma maneira boba de manter os jogadores no game depois de terminarem a história principal e cansar do multiplayer, no entanto, você está extremamente enganado.

Mesmo parecendo ser apenas um modo de sobrevivência de ordens, o Zombies apresenta uma história excelente e, muitas vezes, melhor que a história principal de alguns jogos da série Call of Duty, no entanto, o seu enredo se desenrola por meio de easter eggs, ou seja, segredos escondidos em cada mapa que contam o que acontece em meio ao background da sobrevivência, podendo ser desde mensagens de rádio escondidas a até mesmo uma sequência de passos e tarefas que os jogadores devem realizar para concluírem o objetivo do mapa e seguirem para o próximo easter egg.

No vídeo abaixo você pode ver o easter egg do mapa Moon, da DLC Rezurrection de Black Ops I, quando os personagens da história enviam três foguetes espaciais para destruir algumas partes do planeta terra e supostamente acabar com a infestação de zumbis.

Vídeo incorporado do YouTube

Caso você queira conhecer um pouco mais sobre a história do modo Zombies, recomendamos que você assista este vídeo do canal HtenekBR, que analisa os easters eggs e tenta decifrar alguns mistérios dessa história incrível.

E aí, você conhece algum outro easter egg que deveria estar na nossa lista? Deixe o seu comentário abaixo com sua sugestão!