De acordo com a informação, o recurso começou a ser liberado de forma gradual para usuários de Android e iOS na última semana. Na mesma nota, a empresa não informa se o novo recurso estará sendo liberado para a versão do Instagram que é acessado por meio de navegadores em desktop. O recurso já havia sido descoberto na última sexta-feira, 03 de julho, quando um internauta abriu o código fonte do site do Instagram em um navegador de internet, muito provavelmente através do Google Chrome, ao abrir o arquivo de fotos, ele viu que a imagem estava com tamanho maior do que o habitual, pois até então era permitido somente exibir imagens com resolução de 640 x 640 pixels.

Este era o padrão usado desde o lançamento do aplicativo, há cinco anos, em uma época que usávamos telas menores e conexões mais lentas, sendo ela bem defasada nos dias de hoje, uma vez que possuímos smartphones com displays grandes e redes 4G.

Vale ressaltar que a última grande atualização que o Instagram sofreu, foi no último mês de junho, quando foi inserido junto ao aplicativo, a busca por locais, sendo que a partir de então, passou ser possível à realização de pesquisa através do mesmo com quatro abas, ao invés de duas, sendo elas: Local, Pessoas, Principal e Tags.

A principal novidade inserida na última atualização foi na aba "Principal" que passou a permitir a procura por pessoas, locais ou tags em um único local, tornando assim mais fácil a maneira de encontrar vídeos de todos os ângulos de um momento e fotos.

Com a liberação do carregamento de fotos com resolução alta, praticamente damos adeus aos 640 pixels. A partir de agora, quando uma foto for partilhada no Instagram, ela será carregada com resolução de 1080 x 1080 para assim não aparecer pixelizada em telas de retina e quando essas mesmas forem partilhadas através do Facebook, o upload das imagens também será feito através desta resolução.

O aplicativo Instagram foi adquirido pelo Facebook em 2012, custando aos cofres da maior rede social da atualidade, o valor de US$ 1 bilhão; o Facebook alega que o Instagram conta atualmente com 300 milhões de usuário ativos por mês.