Os HoloLens seão enviado até a Estação Espacial Internacional - ISS, de onde serão usados para auxiliar os astronautas de várias maneiras. Entre as novidades que os cientistas do espaço encontrarão no objeto da Microsoft, está o "modo de especialista remoto", que permitirá ao astronauta a realização de conferências via "Skype" com algum engenheiro que esteja na Terra, para assim auxiliá-lo em alguma tarefa.

Essa parceria entre a Microsoft e NASA, é uma iniciativa da agência e da companhia denominada de Project Sidekick que tem como objetivo auxiliar os astronautas em algumas tarefas, pois segundo informações da própria agência espacial, atualmente para realizar um conserto na ISS, os astronautas ficam limitados a anotações e as instruções de voz vindas diretamente da NASA, com o uso dos óculos virtual, isso será simplificado através da videoconferência.

A Sidekick quer com isso, dar aos cientistas que se encontram na estação, mais detalhes a respeito de seu trabalho a ser efetuado. O projeto será dividido em dois modos: o denominado "Procedure", que usará hologramas animados para mostrar os procedimentos que os cientistas e engenheiros terão que utilizar em alguns itens da estação espacial e o "Remote Expert", que ligará os astronautas diretamente à Terra através do Skype, como já mencionamos acima; nesse modo uma pessoa na NASA passará em tempo real, instruções a um especialista que está na ISS para a realização de sua tarefa.

É bom resaltar que os cientistas não sairão usando o HoloLens logo que os dispositivos chegarem a estação, pois os mesmo passarão por um tempo de teste, os astronautas em uma primeira fase apenas usarão os óculos para testar as suas funcionalidades em gravidade zero. Primeiramente será enviado um par de óculos, posteriormente será envidado mais dois e a partir daí que começarão os experimentos com a conectividade dos dispositivos e com o modo "Remote Expert"; essa fase muito provavelmente começará no final de 2015.

Em nota a imprensa, o diretor do programa da ISS, Sam Scimemi, declarou o seguinte: "Esta tecnologia poderá capacitar futuros exploradores que exigirão uma maior autonomia na viagem a Marte", declaração esta referente à outra parceria entre a NASA e Microsoft que tem como meta o planeta vermelho.

Um vídeo publicado pela NASA, é possível ver os dispositivos da Microsoft sendo usados em uma missão dentro do avião "Weightless Wonder C9" da NASA para testar se os óculos resistem à gravidade zero.

Assista ao vídeo