NASA planeja enviar helicóptero a Marte

Segunda-Feira, 26 de janeiro; de acordo com informações de vários sites de notícias relacionadas à tecnologia, o laboratório de experiências da NASA pretende enviar uma espécie de helicóptero a Marte.

Por | @oficinadanet Ciência

É isso mesmo que você leu, segundo essas informações, o Jet Propulsion Lab, da NASA, está estudando a ideia de enviar ao planeta vermelho um helicóptero, na verdade será uma espécie de “DRONE”, onde segundo a própria agência espacial, a aeronave voaria baixo, assim sendo, “poderíamos obter mais informações em um tempo menor, pois com as nossas sondas de hoje não conseguimos cobrir áreas grandes e as mesmas são limitadas em virtude do relevo marciano”.

O referido laboratório já está trabalhando com um grupo de inventores que estão desenvolvendo um protótipo de um mini-helicóptero que terá mais facilidade em se deslocar no ambiente do planeta vermelho. Hoje existe um grande empecilho em cima desta possibilidade, que é a gravidade de Marte, gravidade esta que é diferente da Terra.

Para Bob Balaram, engenheiro da NASA, o equipamento também precisa ser autônomo, onde o mesmo ainda diz o seguinte: “Além do problema da gravidade de Marte, precisamos resolver o sistema do equipamento, pois ele precisará ser autônomo e ainda ser capaz de pousar e decolar em terreno rochoso”.

Em relação ao protótipo, o equipamento já esta sendo testado em uma câmara que simula o ambiente do planeta vermelho e de acordo com a equipe do laboratório de propulsão da NASA, acreditam eles que o “Mars Helicopter”, como está sendo denominada, poderá percorrer num dia só, até três vezes mais a distância do que os habituais veículos que já estão em solo marciano, como o robô Curiosity e Opportunity.

Mas esse estudo não deverá ser realizado tão cedo no referido planeta, até porque os investigadores ainda estão em fase de estudo e adaptação do veículo aéreo com as diferentes temperaturas, gravidade distinta e também em relação à robustez na construção do equipamento.

Além deste projeto, outros projetos para o planeta vermelho estão sendo elaborados.

DEIXE SEU COMENTÁRIO2 comentários