Como produzir vídeos para o YouTube? (Hardware e Software)

Um especial com algumas dicas sobre a produção de vídeos para o YouTube!

Por | @grasiel_grasel Carreira em TI

Na segunda parte do nosso especial com dicas para você ter uma produção de vídeos de qualidade para o YouTube, vamos abordar outros assuntos que são tão importantes quanto os tratados na parte 1, onde falamos muito mais sobre equipamentos. Agora vamos nos concentrar em hardware e software para melhorar o material que obtivemos com tais ferramentas de gravação.

Antes de seguirmos adiante, vale a pena perguntar: você já leu a parte 1 dessa publicação, onde falamos sobre os materiais e equipamentos que você pode precisar em uma produção de vídeos? Não? Então recomendo a você que leia este artigo depois de lê-lo!

Como montar um bom computador para edição

Se estivermos pensando em montar uma máquina exclusiva para edição, devemos levar em conta que talvez ela não seja uma máquina que também possa ser usada para games, pois, o processamento gráfico de um jogo é consideravelmente maior do que o de um render (na maioria dos casos), principalmente se você for gravar e jogar ao mesmo tempo, então, se você estiver pensando em gravar um gameplay, talvez seja melhor você investir em equipamentos um pouco mais caros.

O principal em uma máquina de edição e render é o processador, escolher um produto de qualidade é de extrema importância, por isso, leve em consideração a possibilidade de gastar um pouco mais nessa peça, é o processador quem tem a maior influência durante um render, seja final ou apenas em preview. A segunda peça que deve ser muito bem escolhida é a placa de vídeo, que auxilia o processador principalmente em previews, no entanto, a nossa recomendação é que você invista em placas da Nvidia que tenham tecnologia CUDA, núcleos de processamento gráfico excelentes para quem edita vídeos.

Não sabe o que é CUDA? Clique aqui e descubra!

Como produzir vídeos para o YouTube? (Hardware e Software)

Depois de escolher um bom processador e uma boa placa de vídeo, o resto do equipamento não precisa ser o melhor que o mercado tem a oferecer, uma placa mãe simples que suporte a placa de vídeo e o processador, cerca de 8GB de memória RAM, um HD que supra sua necessidade de espaço e uma fonte que suporte todo esse equipamento já são o suficiente. Com cerca de R$2500,00 você já terá um excelente computador de edição em suas mãos.

Programa de edição de áudio

Mesmo que você tenha um equipamento de gravação de áudio excelente em mãos, imperfeições sempre irão existir, sejam elas respirações no microfone, ruídos de fundo, desníveis de volume, ou qualquer outro ruído que poluição que esteja estragando o seu áudio, por isso, é importantíssimo ter um programa de edição que elimine estas imperfeições e torne o seu áudio o mais limpo possível.

Existem vários programas excelentes para edições de áudio, a maioria deles são pagos, no entanto, existe um programa gratuito que em certos casos pode ser até melhor que programas pagos, o Audacity, que é extremamente fácil de usar em edições simples e, caso você queira fazer edições mais complexas, existem vários tutoriais na internet mostrando como fazê-las.

Veja como remover o ruído de um áudio com o Audacity

Como produzir vídeos para o YouTube? (Hardware e Software)

Na maioria dos casos, comprar um programa desses não compensa, principalmente se ele for comprado avulso, ou seja, sem o acompanhamento de um outro programa, que pode ser de edição de vídeos por exemplo. Vale muito mais a pena comprar um pacote de edição que ofereça pelo menos um editor de vídeos em conjunto com o editor de áudio ou baixar um software gratuito para tal, do que gastar com algo que você talvez nem se adapte e acabe ficando em desuso.

Programa de edição de vídeo

Quanto aos programas de edição de vídeo, infelizmente não existe saída, é praticamente impossível encontrar um software de qualidade que seja gratuito, a maioria deles sequer renderiza sua composição em HD ou oferece as ferramentas mais básicas de edição, por isso, a melhor das opções é utilizar um software pago.

Um software de edição de vídeo precisa ter um bom sistema de tratamento de imagem e também oferecer ferramentas que permitam o usuário fazer qualquer modificação que seja necessária, seja ela um motion track, um chroma key, ou qualquer outro efeito, procure se informar antes de escolher qualquer programa. É importante pesquisar quais os formatos de saída que você poderá utilizar no software escolhido, quanto mais opções, melhor, assim você poderá definir qual é o formato para o seu arquivo final.

Editores de primeira viagem costumam perguntar internet afora qual é o melhor software de edição, no entanto, esse assunto sempre será abordado de maneira imparcial, um editor provavelmente dirá que o melhor software é o que ele usa, no entanto, essa questão só pode ser respondida por uma pessoa: você mesmo! O melhor software é aquele que você aprendeu a usar e tem maior facilidade para resolver problemas de edição, conhece mais atalhos, mais truques e mais ferramentas, só você pode dizer qual é o melhor editor de vídeos.

Dicas para o seu canal no YouTube

Assim que você desenvolver seu setup de gravação e edição, é preciso se preocupar com mais uma coisa: a sua identidade visual no YouTube.

Ter uma identidade visual torna seu conteúdo ainda mais único e destacado do que ele pode ser apenas pela qualidade, como o próprio nome diz, você terá uma identidade, será reconhecido por ela, pessoas saberão que foi você quem produziu o vídeo que estão vendo só pela identidade visual que você criar.

Em primeiro lugar, você deve criar o cartão de visitas do seu canal no YouTube, ou seja, um banner personalizado e uma imagem de perfil que te identifique, depois você pode partir para a produção de uma introdução para os seus vídeos, transições para cortes, tumbnails para capas de vídeos, dentre muitas outras coisas que, por mais que pareçam simples, podem dar um grande destaque para o seu canal dentre as centenas de milhares que lhe farão concorrência. Existem vários canais no YouTube que ensinam maneiras de criar cada uma dessas identidades e até fornecem materiais de graça para aguçar ainda mais a sua criatividade.

Leia também:

Outra dica importantíssima é organizar os seus vídeos por playlists, por exemplo: se você tiver uma série de vídeos que falem sobre um único jogo, faça uma playlist exclusiva para ele e destaque-a na home do seu canal, é possível criar várias listas para facilitar a seleção de conteúdo de seus espectadores, que poderão estar buscando um tipo específico de vídeo em seu canal.

Na guia "Sobre", forneça informações que você considere relevantes sobre você e o seu canal, essa é uma das muitas dicas que o próprio YouTube distribui aos seus criadores de conteúdo. Falando em dicas do prórprio site, existe um canal onde YouTubers de sucesso são convidados para dar dicas de como chegar ao patamar onde estão e como fazer um canal crescer. Você pode conhecer a Escola de Criadores de Conteúdo do YouTube clicando aqui.

Além de todas essas dicas, o YouTube oferece as melhores ferramentas que você pode obter para monitorar o crescimento de seu canal com o YouTube Analytics, que funciona de forma muito parecida com a ferramenta que o Google oferece para monitorar sites e blogs, por isso, procure verificar ela ao menos uma vez por mês, assim você fica sabendo quais são os vídeos mais visualizados e qual o tipo de material que está rendendo um maior retorno ao seu bolso.

Mais sobre: Youtube Produção Carreira
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo