Isso parece incrível, pois a Microsoft é o que é hoje graças à comercialização de softwares, como o pacote Office e o próprio sistema operacional, até hoje, todos de código fechado. Mas segundo Russinovich isso poderá mudar em breve.

Durante a conferência ocorrida em Santa Clara, na Califórnia, o engenheiro da empresa declarou o seguinte: "É definitivamente possível". A conferência denominada de "ChefCon", reuniu desenvolvedores e especialistas em TI.

Em relação a este assunto, é bom mencionar que no mês de Março, a Microsoft abriu a engine de compilação de software MSBuild, dando assim um sinal que realmente ruma para esse caminho de software aberto; ainda em novembro do ano passado, a empresa também liberou o popular "framework.NET".

Durante a ChefCon, Russinovich declarou que muito foi debatido em relação ao assunto. Entre suas palavras: "Se a companhia abre o código de um produto, mas esse vem com um sistema que exige trabalho de cientistas e três meses para configurar, qual é a vantagem?..., todo tipo de conversa que possa imaginar a respeito do que podemos fazer com o nosso software aberto ou fechado já foi debatido".

Outro fator importante que também é bom colocar é a respeito da divisão Windows, que vem sofrendo com quedas constantes em suas vendas globais de PCs; quem confirma essa informação, são os últimos resultados apresentados pela própria empresa.

Assim sendo, existe "internamente" uma pressão muito grande para resolver logo essas questões, questões essas que são de extrema importância para a companhia, pois o mercado não para. Pensando exatamente no mercado é que muitos acreditam que as discussões sobre novas estratégias de mercado, como investimentos em infraestrutura de nuvem, devem ser logo resolvidas.

Outras grandes empresas do Vale do Silício já possuem como norma o referido código aberto, um exemplo disso, é a própria Google, que possui o seu sistema operacional Android ou o Facebook, que possui uma coleção de tecnologia "open source".

Assim sendo, vamos aguardar os próximos passos da Microsoft em relação a este assunto; em breve deveremos ter maiores detalhes a respeito.