Oficina da Net Logo

Microsoft faz 40 anos e Bill Gates surpreende

No último sábado, 4 de abril de 2015, data meio ofuscada para nós brasileiros, entre a Sexta-Feira Santa e o domingo de páscoa, foi um marco para a tecnologia e para o mundo tão tecnológico em que vivemos hoje.

Por | @Evilmaax Tecnologia Pular para comentários

Neste dia completou-se a marca de 40 anos da Microsoft, empresa criada por Paul Allen e Bill Gates quando muitos de nós ainda nem éramos nascidos, mas que proporcionou-nos viver em um mundo sem o qual estaríamos perdidos.

Após ter popularizado os computadores caseiros, ter se tornado sinônimo de produtos para escritório, inovado o mercado dos videogames a MS continua sua jornada, agora sem seus criadores. Paul Allen não está mais na empresa e frequenta-a apenas as reuniões estratégicas para o futuro da empresa. Já, Bill Gates, está a todo vapor em sua luta contra a fome e a pobreza do mundo, com sua Fundação Bill & Melinda Gates, participando, principalmente, como conselheiro do mais novo CEO, Satya Nadella.

Durante esses 40 anos vimos a evolução do Ms-Dos para o potente Windows 10, a invenção da tela colorida, interface gráfica, mouse, Office, popularização do MSN, Skype, o surgimento da maior empresa de tecnologia do mundo, do homem mais rico do planeta, bilhões de cópias vendidas dos seus softwares, entrada not amo dos hardwares e consoles, etc.

Oportunidade ideal para conferir a história da empresa, certo? Então, clique aqui do lado e veja nossa história sobre eles. Leia em destaque: Diferenças entre telas IPS, AMOLED e Super AMOLED.

Uma das imagens mais famosas dos primeiros anos da MS
Uma das imagens mais famosas dos primeiros anos da MS

Na comemoração deste sábado, nada extravagante, ao invés disso, um e-mail enviado por Bill Gates na sexta-feira a todos os funcionários da Microsoft celebrando não só o passado, mas sua suas ambições e certezas de que a empresa está preparada para o futuro. Abaixo, o e-mail de Gates:

Amanhã é um dia especial: Aniversário de 40 anos da Microsoft.

Logo no início da companhia, Paul Allen e eu definimos a meta de ter um computador instalado em cada mesa e em cada casa. Era uma ideia ousada e muita gente achou que estávamos loucos ao pensar que isso seria possível. É maravilhoso pensar o quanto a computação avançou desde aquela época e nós podemos ficar orgulhosos do papel que a Microsoft teve nessa revolução.

Hoje, no entanto, estou pensando mais no futuro da Microsoft do que no seu passado. Eu acredito que a computação vai evoluir muito mais rápido nos próximos 10 anos do em qualquer outra data. Já vivemos num mundo multiplataforma e a computação vai se tornar cada vez mais entranhada na nossa vida. Estamos chegando perto do ponto em que computadores e robôs serão capazes de enxergar, mover-se e interagir naturalmente, abrindo muitas novas aplicações e emponderando as pessoas cada vez mais.

Sob o comando de Satya, a Microsoft está na melhor posição possível para liderar esses avanços. Temos os recursos e temos a vontade para solucionar os problemas difíceis. Estamos engajados em cada faceta da computação moderna e temos o profundo compromisso de manter a pesquisa nessa indústria. No meu papel de conselheiro tecnológico de Satya, eu tenho visto reviews de produtos e fico impressionado com a visão e o talento que vejo. O resultado é evidente em produtos como Cortana, Skype Translator e HoloLens, e esses são apenas algumas das muitas inovações que estão a caminho.

Nos próximos anos, a Microsoft tem a oportunidade de alcançar ainda mais pessoas e empresas ao redor do mundo. A tecnologia ainda está fora do alcance de muitas pessoas porque é complexa, cara ou porque simplesmente eles não têm acesso a ela. Portanto eu espero que vocês pensem sobre o que podem fazer para tornar o poder da tecnologia acessível a todos, como conectar pessoas umas às outras e como fazer a computação pessoal disponível em todos os lugares e todos os dispositivos que possam conter uma noção do que é um computador pessoal.

Juntos, conseguimos realizar muito nos nossos 40 primeiros anos e demos a um número incontável de pessoas e empresas poder para atingir seu potencial pleno. Mas o que importa realmente é o que vem em seguida. Obrigado por ajudar a fazer da Microsoft uma empresa fantástica agora e pelas décadas que virão. 

Recriação da clássica imagem, em
Remake da clássica imagem

Inspirador, certo? O que será que vem por aí? Quanto tempo teremos de esperar? Para essas e outras respostas, fique atento aqui no Oficina.

E para relembrar posts que bombaram sobre a marca, como por exemplo, sobre os seus fracassos (sim eles existem) clique aqui do lado, ou aqui embaixo.

Fonte: The Verge

Assine a nossa newsletter
Comentários
Carregar comentários
Siga nossas redes sociais