Neste dia completou-se a marca de 40 anos da Microsoft, empresa criada por Paul Allen e Bill Gates quando muitos de nós ainda nem éramos nascidos, mas que proporcionou-nos viver em um mundo sem o qual estaríamos perdidos.

Após ter popularizado os computadores caseiros, ter se tornado sinônimo de produtos para escritório, inovado o mercado dos videogames a MS continua sua jornada, agora sem seus criadores. Paul Allen não está mais na empresa e frequenta-a apenas as reuniões estratégicas para o futuro da empresa. Já, Bill Gates, está a todo vapor em sua luta contra a fome e a pobreza do mundo, com sua Fundação Bill & Melinda Gates, participando, principalmente, como conselheiro do mais novo CEO, Satya Nadella.

Durante esses 40 anos vimos a evolução do Ms-Dos para o potente Windows 10, a invenção da tela colorida, interface gráfica, mouse, Office, popularização do MSN, Skype, o surgimento da maior empresa de tecnologia do mundo, do homem mais rico do planeta, bilhões de cópias vendidas dos seus softwares, entrada not amo dos hardwares e consoles, etc.

Oportunidade ideal para conferir a história da empresa, certo? Então, clique aqui do lado e veja nossa história sobre eles.


Uma das imagens mais famosas dos primeiros anos da MS

Na comemoração deste sábado, nada extravagante, ao invés disso, um e-mail enviado por Bill Gates na sexta-feira a todos os funcionários da Microsoft celebrando não só o passado, mas sua suas ambições e certezas de que a empresa está preparada para o futuro. Abaixo, o e-mail de Gates:

Amanhã é um dia especial: Aniversário de 40 anos da Microsoft.

Logo no início da companhia, Paul Allen e eu definimos a meta de ter um computador instalado em cada mesa e em cada casa. Era uma ideia ousada e muita gente achou que estávamos loucos ao pensar que isso seria possível. É maravilhoso pensar o quanto a computação avançou desde aquela época e nós podemos ficar orgulhosos do papel que a Microsoft teve nessa revolução.

Hoje, no entanto, estou pensando mais no futuro da Microsoft do que no seu passado. Eu acredito que a computação vai evoluir muito mais rápido nos próximos 10 anos do em qualquer outra data. Já vivemos num mundo multiplataforma e a computação vai se tornar cada vez mais entranhada na nossa vida. Estamos chegando perto do ponto em que computadores e robôs serão capazes de enxergar, mover-se e interagir naturalmente, abrindo muitas novas aplicações e emponderando as pessoas cada vez mais.

Sob o comando de Satya, a Microsoft está na melhor posição possível para liderar esses avanços. Temos os recursos e temos a vontade para solucionar os problemas difíceis. Estamos engajados em cada faceta da computação moderna e temos o profundo compromisso de manter a pesquisa nessa indústria. No meu papel de conselheiro tecnológico de Satya, eu tenho visto reviews de produtos e fico impressionado com a visão e o talento que vejo. O resultado é evidente em produtos como Cortana, Skype Translator e HoloLens, e esses são apenas algumas das muitas inovações que estão a caminho.

Nos próximos anos, a Microsoft tem a oportunidade de alcançar ainda mais pessoas e empresas ao redor do mundo. A tecnologia ainda está fora do alcance de muitas pessoas porque é complexa, cara ou porque simplesmente eles não têm acesso a ela. Portanto eu espero que vocês pensem sobre o que podem fazer para tornar o poder da tecnologia acessível a todos, como conectar pessoas umas às outras e como fazer a computação pessoal disponível em todos os lugares e todos os dispositivos que possam conter uma noção do que é um computador pessoal.

Juntos, conseguimos realizar muito nos nossos 40 primeiros anos e demos a um número incontável de pessoas e empresas poder para atingir seu potencial pleno. Mas o que importa realmente é o que vem em seguida. Obrigado por ajudar a fazer da Microsoft uma empresa fantástica agora e pelas décadas que virão. 


Remake da clássica imagem

Inspirador, certo? O que será que vem por aí? Quanto tempo teremos de esperar? Para essas e outras respostas, fique atento aqui no Oficina.

E para relembrar posts que bombaram sobre a marca, como por exemplo, sobre os seus fracassos (sim eles existem) clique aqui do lado, ou aqui embaixo.

Fonte: The Verge