Até ai, tudo bem, o que tem de novidade? A novidade fica por conta do tamanho do dispositivo, pois o mesmo mais se parece com um pendrive e não com um computador; isso mesmo amigo leitor, um pendrive - computador, denominado de Asus Chromebit.

O Chromebit que será fabricado pela Asus, chegará ao mercado até o final do ano, com um preço bastante acessível, custando mais ou menos de US$ 100, diz a companhia.

O dispositivo é muito semelhante ao pendrive do Google, o Chromecast, que foi lançado para o mercado de entretenimento e possui conector HDMI, USB e capacidade wireless, já o Chromebit, possui um conector USB-full-size para conectá-lo a um hub USB, além disso, também possui um hardware encontrado em dois Chromebooks da Hisense e Haier.

Com o pequeno computador da Asus-Google, o seu usuário não precisará mais de um notebook ou netbook, pois basta o mesmo conectá-lo a uma televisão através da conexão HDMI, que a transformará em uma tela de computador.

Segundo o Google, o Chromebit servirá muito bem como complemento para um desktop, sendo muito útil para empresas e escolas.

Já o vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google, Caesar Sengupta, pensa na utilização do pequeno dispositivo em vários locais, onde ele destaca dizendo que: "Pense na possibilidade de uso do Chromebit; pense em uma "Internet Café", onde antigamente você estava preso a um desktop antigo. Pense em um laboratório de escola, com todos seus acessórios, mas presos a um desktop. Agora não mais, pois você poderá substituí-los".

Vale salientar que o Chromebit não é uma ideia "nova", pois recentemente a CNX Software anunciou um dispositivo semelhante, além disso, a Dell Computadores também já revelou em 2013 um protótipo denominado de "Projeto Ophelia", que mais tarde acabou se transformando em um stick com o sistema Android por mais ou menos US$ 100.