A informação foi confirmada pelo engenheiro de software da companhia, Luciano Carvalho, em sua conta na rede social Google+. Atualmente a nova versão do sistema operacional móvel está sendo distribuída de forma gradual, ou seja, em pequenas porcentagens, sendo assim, a maioria dos proprietários de dispositivos móveis equipados com o Android ainda utilizam as versões anteriores do mesmo, uma vez que a maioria das fabricantes não liberou a referida atualização para alguns modelos. A Motorola é uma destas empresas, liberando a versão Lollipop primeiramente para a segunda geração do Moto Xe Moto G.

Segundo a própria Motorola, a liberação do sistema operacional Android 5.0 não foi feita em alguns modelos, por estarem realizando o chamado "soak test", ou seja, ela estava testando o Lollipop em alguns destes aparelhos para detectar prováveis problemas de compatibilidade ou quaisquer outros bugs mais graves antes de liberar o acesso para todos.

Em seu comunicado, Luciano Carvalho, indica que os usuários da primeira geração do Moto X vão receber a atualização 5.0.2 do Android. Vale salientar que recentemente, o Google anunciou a versão 5.1 do seu sistema operacional móvel, mas nesse caso, somente os Nexus 6 e 9 é que irão começar a recebê-la.

Na mesma informação, Luciano diz que a Motorola não tem planos momentâneos de distribuir a versão mais atual do Android para o Moto X - 2013. Para completar, a Motorola já atualizou a segunda versão do Moto X como indicamos no início desta matéria e também todas as duas gerações do Moto G.