Através de reconhecimento facial do Facebook é possível fazer a marcação nas fotos

A cada diz que passa as redes sociais parecem que conhecem mais e mais sobre nós. Seja pelo conteúdo que compartilhamos, curtimos, ou mesmo pelo reconhecimento facial que está cada vez mais aprimorado. Dias atrás noticiamos que o Facebook conhece mais sobre nós do que mesmo os amigos e familiares.

Por | @RafaelaPozzebon Redes sociais

De acordo com um estudo publicado por cientistas das Universidades de Cambridge e Stanford, o Facebook nos conhece muito melhor que qualquer outra pessoa. Os cientistas analisaram mais de 85 mil perfis do Facebook e solicitaram que cada um respondesse um questionário sobre gostos e personalidade. Além disso, amigos e familiares dos usuários que participaram do estudo também foram convidados a responder um questionário.

Como resultado, o que já era de se esperar, o Facebook conhece muito mais da personalidade de cada usuário do que os próprios amigos e parentes. A avaliação do Facebook foi feita a partir das últimas 100 curtidas de cada usuário. Se você ficou curioso para participar do teste, clique aqui.

A marcação de fotos é outro sistema que apenas demonstra o quanto a rede social de Mark Zuckerberg nos conhece. Há um tempo as marcações em fotos eram feitas de forma manual, ou seja, selecionando os amigos que estavam presentes em uma foto, porém, agora, querendo ou não, o Facebook já identifica os amigos nas fotos compartilhadas e os marca na imagem.

A tecnologia, que começou a ser empregada no Facebook é conhecida como DeepFace, e faz de forma automática o trabalho de detecção, alinhamento, representação e classificação de foto com o rosto do amigo publicada na rede social.

Através de reconhecimento facial do Facebook é possível fazer a marcação nas fotos

Leia também:

O sistema de reconhecimento facial mapeia recursos faciais em 3D, tornando-o em um modelo plano, e assim, filtra o resultado através de cores e com isso identifica os elementos faciais. A eficácia do mecanismo é de praticamente 100%. Com isso, o usuário, ao postar uma foto com amigos na rede social, a identificação deles é imediata, sem a necessidade de procurar por eles para realizar a marcação.

O que pode ter vindo para facilitar a nossa vida na rede social também é, de certa forma, um tanto quanto assustador. O Facebook conta atualmente com um número de usuários maior que a população da China, e assim, cada rosto já pode ser identificado pela rede social. A privacidade é uma questão bastante preocupante nesse sentido, já que, qualquer usuário da rede poderá lançar uma foto no Facebook e automaticamente  o seu nome irá ser marcado.

Em uma entrevista, Yann LeCun, pesquisador do Facebook, disse que com a adoção do novo sistema de reconhecimento facial, a pessoa que for marcada em uma foto irá receber um aviso sobre a publicação. “Você vai receber um alerta do Facebook dizendo que você apareceu em uma foto. Então você pode escolher desfocar o seu rosto para proteger a sua privacidade”.

E você o que acha? Compartilhe nos comentários.

Mais sobre: facebook, marcacao, fotos
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.