O Facebook, através do projeto Internet.org, tem como objetivo levar os serviços básicos de internet móvel a locais em que ainda não há acesso. Desta vez, o serviço começou a ser implantado na Índia.

De acordo com informações do site TechCrunch, moradores dos estados de Tamil Nadu, Maharashtra, Andhra Pradesh, Gujarat, Kerala e Telangana já podem usufruir do acesso à internet através da infraestrutura construída pela iniciativa. O objetivo do projeto é poder conectar mais de um bilhão de pessoas que ainda não contam com acesso à internet no país.

Nos últimos quatro anos o Facebook fechou parceria com mais de 150 provedores de telecomunicações sem fio para poder oferecer acesso gratuito ou mesmo com descontos à sua rede social.

Os serviços oferecidos pelo Inernet.org, na sua grande maioria estão em inglês, e também em línguas usadas no país asiático, como o Hindi, Tamil, Telugu, Malayalam, Gujarati e Marathu. O serviço pode ser usado através de um aplicativo para dispositivos equipados com o sistema Android, na tela inicial do navegador Opera Mini ou mesmo do UC Browser, da UCWeb.

Incialmente, estarão disponíveis 38 sites e serviços aos usuários, incluindo o Facebook, Facebook Messenger, BBC Reuters, Índia Today, Wikipedia, entre outros.

Com a Internet.org, não só a população será beneficiada, mas também o Facebook, que conseguirá maior retorno em publicidade. Além disso, as pessoas, com a disponibilidade de conexão, deverão querer adquirir aparelhos celulares cada vez melhores.

Este é um papo antigo que o Facebook e outros gigantes já vem desenvolvendo. Para saber mais, clique aqui.