Muitas pessoas não sabem, mas nesta terça-feira (10) é celebrado o Dia da Internet Segura. A comemoração, que é organizada pela SaferNet e o Instituto GVT, ocorre em mais de 100 países, e o Brasil está incluso. O tema da campanha é "Vamos viver uma internet melhor juntos", e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os perigos da navegação na web, bem como o seu melhor modo de uso.

Quem quiser participar do evento, basta entrar no site Dia da Internet Segura, no local é possível jogar, baixar PDFs e ainda assistir vídeos sobre educação na web. A data, bem como a disponibilidade de materiais informativos no site é voltado principalmente para escolas, empresas, portais, ONGs, órgãos governamentais, e acima de tudo, crianças e adolescentes. Conforme dados da SaferNet, 70% dos internautas têm entre 9 e 16 anos. Entre o grupo, 45% deles diz que não sabe onde encontrar informações pertinentes sobre o bom uso da internet, e também como alterar as configurações de privacidade nas redes sociais.

No site do Dia da Internet Segura ainda é possível encontrar uma agenda com várias atividades, como palestras presenciais, apresentação de filmes, aulas, e também debates. No Brasil, 44 cidades irão oferecer atividades relacionadas a data. A ação terá participação de 40 instituições, incluindo a Polícia Federal, Ministério Público, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Unicef, Google, Twitter, entre outros.

Os organizadores do evento citam como dicas principais de segurança ter cuidado ao curtir alguma página no Facebook, principalmente as de conteúdo violento. Além disso, é importante não publicar qualquer dado pessoal, como endereço, número de telefone e e-mail.

O SaferNet salienta a questão sobre a pedofilia, frisando que as crianças e os jovens que se sentirem ofendidos ou mesmo intimidados com o comportamento de algum terceiro na internet contem o fato para algum adulto.

Para mais dicas de segurança, clique aqui.