Ele acontece nos computadores, em virtude de falha no funcionamento de um computador ou quando parte do sistema operacional deixa de funcionar. As vezes, ainda ocorre um congelamento da tela, mas pode ser possível recuperar o sistema, desde que a origem não faça parte crítica do núcleo.

Veja, na imagem, se você nunca passou por isso:

Quais são as causas?

São inúmeras as causas para que possa ocorrer um travamento repentino. Podemos enumerar algumas delas logo abaixo:

  1. A tentativa de leitura de um arquivo incompatível com os softwares instalados no computador;
  2. A execução de alguma informação inválida e/ou privilegiada;
  3. Um ciclo infinito de execuções por causas indeterminadas;
  4. Tentativa de execução de operações sem autorização do usuário;
  5. Argumentos inválidos em chamadas do sistema;
  6. Falhas graves em programas, como a remoção de um arquivo suspeito detectado pelo antivírus, levando à "tela azul da morte";
  7. O hardware do seu computador pode estar danificado, e isso é o problema mais grave.

O item 7, sem dúvida, é o mais perturbador, pois você certamente deverá ter de trocar alguma peça em seu PC. Entretanto, é fácil a sua identificação, pois geralmente vem acompanhado de indícios como aquecimento excessivo, barulhos ou a imagem distorcida.

Notebooks

Rotineiramente, os usuários de notebooks são vítimas de crash pelo uso indevido do equipamento portátil, pois muitos usuários o utilizam em vários locais indevidos, como no colo, ou em cima da cama, sem uma base refrigerada - que evita o superaquecimento do processador, por exemplo. As saídas de ar ficam bloqueadas em uma situação como essa, e inevitavelmente o computador superaquece.

Então, é altamente recomendado que você adquira uma base refrigerada e também cuide onde irá usar o seu notebook. Cabe ressaltar que computadores desktop também necessitam cuidados no que tange a questão do superaquecimento.

Vírus (malwares)

Conforme mencionamos, a situação da remoção de um arquivo detectado pelo antivírus, é fundamental, e pode ocasionar em uma falha grave no sistema operacional, principalmente se esse arquivo estiver alojado no System32. Por isso, verifique o que recomendamos no nosso artigo "Quarentena, excluir ou reparar, o que fazer?" para que você saiba como deverá proceder para evitar essas situações.

Atualização de softwares

A importância de atualizar softwares é vital para o bom funcionamento do seu computador. Portanto, atualize todos os softwares, e especificamente os drivers. Se você instalou recentemente algum hardware em sua máquina, os drivers podem estar desatualizados e em mau funcionamento. Leia o nosso artigo sobre os riscos de não atualizar softwares.

Hard Disk

Tenha uma atenção especial a esse tópico. O seu HD pode estar com setores defeituosos "bad sectors", e esse setor estando com defeito, pode estar afetando o seu software. Geralmente aparecerão avisos de "bad sectors", ou seu sistema ficará lento, antes do Crash.

Memória RAM

Há grandes chances da memória RAM ser a causadora do Crash, portanto faça os procedimentos básicos como passar uma borracha para limpar os contatos e se tiver um limpa contatos também utilize, pois a memória RAM pode estar oxidada, e esse procedimento simples poderá ser bastante eficaz.

Travamento de Websites

Isso ocorre quando um site trava e torna o conteúdo inacessível, em detrimento de travamento no aplicativo servidor que disponibiliza o website. Caso um site utilize um banco de dados para fornecer dados ao script, aparecerá uma mensagem de erro. Qualquer navegador pode apresentar algum problema, e às vezes basta reinicializar que volta a funcionar normalmente.

Travamento do Sistema Operacional

Esse problema pode ocorrer quando é gerada uma exceção de hardware, a qual o sistema não estava preparado para lidar. Lembrando que isso pode acontecer exatamente naquele momento em que você ficou digitando durante horas, e assim acaba perdendo todo o texto.

Conclusão

Se o computador "crashar" não se preocupe. Na maioria das vezes, você não perdeu o seu computador. O máximo que pode acontecer, é de inevitavelmente ter que tomar algumas das medidas que elencamos anteriormente. Às vezes, restaurar o sistema pode resolver, ou até passar o seu antivírus. Clique aqui e saiba o que fazer quando o antivírus não consegue eliminar as ameaças. Se você não possui experiência necessária para executar esses procedimentos, consulte um profissional gabaritado, que poderá lhe auxiliar com certeza.

Texto produzido por: Luiz Felipe Kessler - Sócio-diretor da Optclean e Eduardo Mendes - Sócio da Optclean.