Populares na América do norte, mais precisamente nos Estados Unidos, os cupons são amigos de longa data dos consumidores americanos. Mas por algum motivo eles nunca emplacaram por aqui, mas por quê?

Bom, nunca tivemos o hábito de sair por aí com cupons nas mãos, correndo para as lojas, assim como ocorre por lá, porém todo mundo gosta de um descontinho, certo? Temos, inclusive, a famosa choradinha, típica do país, onde tudo se pode barganhar.

Qual a solução então para profissionalizar os descontos por aqui e fazer o público adotar a ideia? Descontos digitais, é lógico =D

Lembra-se do Groupon ou do Peixe Urbano? Claro que lembra, eles fizeram um enorme sucesso entre 2010 ~ 2013, época do boom dos sites de compras coletivas no Brasil. Juntos, os mais de 1200 sites que chegaram a operar por aqui, movimentaram cerca de 1,65 bilhão de reais em apenas 1 ano. Parecia uma mina de ouro, certo? Porém, o mercado caiu mais rápido que o Eike Batista.

Sendo cada vez menos utilizados pelos usuários, mais da metade dos sites já fecharam ou foram comprados (estes dados são de 2012, da empresa e-bit, hoje devem restar pouco mais 1 ou 2 centenas). Também pudera, a procura, de acordo com dados do Alexa mostra um declínio de 90% nas visitas. O Clickon, outro grande da época, deixou de atuar em mais de 40 cidades onde antes oferecia descontos. O motivo pode ser conferido no site Reclame Aqui, um serviço que acumula reclamações de clientes de todo o país que se sentiram lesados em alguma transação, seja online, ou não.

O Peixe Urbano acumulou até o momento mais de 25 mil reclamações na plataforma. A empresa, criada como uma startup, ainda na faculdade, sentiu o golpe. No auge chegou a ter mais de 1000 empregados, restando hoje bem menos da metade e há tempos não foca nas compras coletivas e cupons de desconto. Hoje, suas atividades concentram-se no ramo de delivery online, reservas de restaurantes via internet e até agência de viagens.

O grupo não foi poupado nem pelos humoristas do Porta dos Fundos, veja:

Nem mesmo a maior empresa do mundo no ramo das compras coletivas escapou da ressaca. O Groupon, que acumula cerca de 37 mil reclamações no site Reclame Aqui, viu nos últimos anos suas ações caírem quase 90%, demitiu o CEO por incompetência e remodelou toda sua plataforma. Agora o site não é mais voltado às compras coletivas e aos descontos, mas sim ao e-commerce oferecendo reservas em restaurantes e ingressos para shows, por exemplo. Segundo eles a meta agora não é vender muito, mas vender bem, de boas marcas.

E então, não temos como nos dar bem nessa e poupar alguns reais? Temos sim, precisamos apenas apostar nas ferramentas certas. Procurando encontramos de cara uma excelente plataforma que lhe concede descontos reais, trata-se do www.cupom.com

Mas e por que está é confiável se as demais não são, você deve estar se perguntando. Pelo seguinte motivo: Você não precisa comprar nada no site e então gerar seu cupom para, somente então, conseguir seu tão aguardado desconto. O uso do site é muito fácil, ao entrar você confere diversas opções de economia. Eu, por exemplo, naveguei até embaixo no ramo dos acessórios e vi quais eram os descontos do dia.

Precisando de um novo celular, escolhi o cupom de 12% das Casas Bahia e olha que incrível, cliquei e o cupom de desconto apareceu na tela. Sem cadastro nem nada:

Agora é só escolher o produto (escolhi o incrível LG G3, confira o review na seção de reviews) e finalizar a compra no site da loja.

Explore o site que tem muito mais ofertas em tecnologia, em sapatos, roupas, viagens, etc. Você ainda pode navegar diretamente pelas lojas.

Achou bons descontos no www.cupom.com? Deixe seu comentário pro pessoal aqui embaixo, nos nossos comentários.