De quanto em quanto tempo você troca de celular? E o seu notebook ou desktop? De quanto em quanto tempo você troca sua placa de vídeo por uma mais potente para rodar os últimos jogos, ou troca a bateria do smartphone que já está viciada?

Aposto que a maioria das pessoas faz as trocas do parágrafo acima de ano em ano, certo? Até menos, às vezes. Sim, vivemos em uma sociedade muito consumista, trocamos nossos gadgets com uma frequência cada vez menor para acompanhar as inovações, que estão cada vez mais rápidas. Pois é, legal seu smartphone novo, mas alguma vez você já pensou se havia um local correto de descarte para estes objetos?

Cádmio, níquel, chumbo, mercúrio, lítio e várias outras substâncias tóxicas, cancerígenas e até letais caso sejam absorvidas por pessoas ou animais em grandes quantidades. Além disso, com a reciclagem dos materiais promove-se a sustentabilidade e uma menor extração de um recurso finito (sim, um dia podemos ficar sem celulares e pc’s novos por falta de matéria prima).

Ainda não está convencido da reciclagem? Veja este dado da ONU: Em 1 tonelada de PCs existe mais ouro do que 17 toneladas de minério bruto do metal!!

Segundo o mesmo órgão, descartamos mais de meio quilo de equipamento por ano por habitante, um total de 96,8 mil toneladas, o que nos torna o país com o péssimo título de maior gerador de lixo eletrônico entre os países emergentes, o famoso e-lixo. O problema é que esse descarte de eletrônicos nem sempre é feito corretamente. E mais: Segundo a empresa especializada em soluções de reciclagem e sustentabilidade Umicore, apenas 2% dos celulares brasileiros são devidamente reciclados.

Para reverter a situação, o Governo Federal lançou, em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esta lei estabelece, segundo o Ministério do Meio Ambiente:

a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).
Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos [...]"

E aí? Viu como é importante fazer o descarte correto do lixo tecnológico? Pois vamos conhecer agora como você pode fazer sua parte.

Opção 1 - Devolver ao fabricante

Hoje, grandes empresas fabricantes de produtos de informática, como por exemplo, Dell, Epson, Apple e outras já possuem sistemas de coleta de e-lixo residencial. Fácil e rápido, o sistema popularizado em países desenvolvidos está se tornando comum por aqui também Através dele você liga ou manda um e-mail e a empresa vai até sua residência buscar o produto "velho".

  • Apple - Oferece código para envio gratuito de qualquer produto pelos Correios. Pedidos pelo 0800-7723126 ou [email protected]
  • Dell - Recolhe produtos em todo o país, com agendamento pelo site, clique aqui
  • Epson - Para reciclar cartuchos da marca, veja este link.
  • HP - Cartuchos podem ser descartados nas lojas da marca e nas redes Kalunga ou Saraiva de sua cidade. Para outros equipamentos, envie pedido pelo e-mail [email protected]
  • Itautec - Para saber como proceder com a reciclagem de produtos desta marca, clique aqui
  • Lenovo - Informa o melhor local para a coleta pelo SAC no 0800-8850500 ou [email protected]
  • LG - Informações de como enviar seus materiais velhos e pontos de coleta por estado podem ser encontrados aqui
  • Motorola - As condições para o descarte Eco-moto podem ser conferidas clicando aqui
  • Sony - A Sony coleta pilhas e baterias em postos autorizados ou nas lojas da marca. Instruções no site
  • Samsung - Eletrônicos e cartuchos são retirados pela empresa em casa com agendamento e info pelo site.
  • Positivo - Há um SAC com informações sobre a reciclagem e postos de coleta mais próximos no [email protected] e nos telefones 4002-6440 (São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília) e 0800-6447500 (outros locais).

Além disso, todas as operadoras de celular têm coleta de baterias e aparelhos em suas milhares de revendas espalhadas pelo Brasil.

2ª opção - Doações

Se você acha que seu computador ainda está em bom estado e pode ser utilizado por outras pessoas, pode doá-lo a alguma instituição de caridade, Ong ou até mesmo museus. A instituição receptora irá formatar sua máquina, fazer alguns pequenos ajsutes e outras pessoas irão usufruir daquilo que já não lhe serve mais, bacana, hein?

Confira as instituições que fazem este serviço:

Associação Brasileira de Distribuição de Excedentes 

A Abre é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 2004 que identifica instituições sem fins lucrativos que possam absorver materiais excedentes de qualquer tipo e em qualquer quantidade. Em outras palavras, a Abre faz o meio de campo entre quem quer doar e quem está precisando receber. Para ver se alguém está precisando daquele seu monitor de tubo antigo, por exemplo, confira a página da associação clicando aqui,  ou então mande um e-mail para [email protected]

CEDIR 

O Cedir, órgão alinhado à USP - Universidade de São Paulo - tem um galpão 450 metros quadrados, o maior centro público de descarte de lixo eletrônico da América Latina. No local são recebidos eletrônicos, equipamentos de informática celulares. Os materiais são reaproveitados em instituições e entidades parceiras. Para receber a visita dos coletores é preciso abrir um chamado técnico pelo help desk do Centro de Computação Eletrônica da USP nos telefones (11) 3091-6454/6455/6456. Mais informações podem ser adquiridas no site ou através do fone (11) 3091-6400

Vídeo incorporado do YouTube

Centros de recondicionamento de computadores

Iniciativa do Ministério das Comunicações. Os CRC’s recebem equipamentos doados por pessoas físicas, empresas e órgãos públicos para readequá-los e reutilizá-los em atividades de formação educacional e profissionalizante de jovens de baixa renda. Os CRC’s funcionam nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Lauro de Freitas (BA), Porto Alegre (RS) e Recife (PE). 

Mais informações aqui, no telefone (61) 2027-6389 ou no e-mail [email protected]

Certec

Se você está em Florianópolis, indicamos o Centro de Reciclagem Tecnológica  que faz parte do ReciclaTec, programa de reciclagem tecnológica criado pelo Comitê para Democratização da Informática em Santa Catarina (CDI/SC). Recolhe equipamentos eletrônicos como CPUs, notebooks, monitores, teclados, mouses, celulares, entre outros. Material recolhido é armazenado, reciclados ou descartado, conforme o estado da peça.  Equipamentos com possibilidade de uso são encaminhados para laboratórios de comunidades ligadas ao CDI, para então, as peças seguirem para a reciclagem e então gerar novos aparelhos. Estes produtos "novos" são utilizados nas aulas de informática, cidadania e inclusão digital da instituição.

Mais informações no site da iniciativa

Recicloteca

A  Recicloteca é um Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente criado pela ONG Ecomarapendi. Foi planejada com o objetivo de difundir informações sobre as questões ambientais, com ênfase na redução, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e seu acervo é composto pelos mais diversos tipos de materiais incluindo livros, vídeos, revistas, periódicos técnico-científicos, cartilhas, teses, produtos reciclados e outros materiais que, somados à experiência de sua equipe, transformaram a ONG numa referência sobre a temática de resíduos sólidos no Brasil. Confira, clicando aqui

Fábrica Verde

Iniciativa da Superintendência de Território e Cidadania, da Secretaria do Estado do Meio Ambiente do Rio de Janeiro tem como objetivo reaproveitar o lixo eletrônico e utilizá-lo para capacitar jovens e adultos de baixa renda na manutenção e montagem de computadores, estimulando a geração de renda e emprego na área de tecnologia. O projeto recolher doações de computadores e equipamentos de toda a cidade do Rio de Janeiro e já atua transformando os jovens nas comunidades do Complexo do Alemão, da Rocinha e da Tijuca.

Para saber mais veja o site da iniciativa 

Rota da Reciclagem

Site interessantíssimo que agrupa diversos centros de recolhimento de e-lixo. Procure ainda por cep e endereço aquele centro mais perto da sua residência ou empresa. Acesse. Rápido e simples.

 

3ª opção - Descarte e Reciclagem

Coopermiti

Trata-se de uma cooperativa especializada em coleta e reciclagem de e-lixo localizada em São Paulo. Com capacidade para receber até 100 toneladas de produtos mensalmente recolhe descarte de consumidores e empresas que são levados até seu depósito na Barra Funda. Se você tem uma grande quantidade de objetos a serem recolhidos, pode agendar uma coleta a ser buscada por um caminhão. Também há vários pontos de coleta espalhados pela cidade de São Paulo, que podem ser consultados no próprio site da cooperativa ou pelo fone (11) 3666-0849

E-Cycle

Recolhem não só lixo eletrônico, mas outros tipos de resíduos até absorventes femininos. Você digita seu CEP, marca o que quer descartar e a plataforma aponta os postos de coleta mais próximos de seu local. Além disso há muitas dicas do que fazer com seu lixo orgânico caseiro, como ter consumo consciente, etc. Para acessar, clique aqui.

Secretaria municipal do meio ambiente

Todas, senão quase todas as cidades contam com alguma secretaria envolvida com meio ambiente. Você pode ligar para a prefeitura de sua cidade para se informar como fazer o descarte de forma correta, caso não encontre nenhum destes outros meios acima citados.  

 

4ª opção - Descarte profissional

Se você tem um empreendimento e produz lixo tecnológico em grande quantidade talvez queira contar com um sistema profissional - e pago - de recolhimento. Nesse caso há diversas empresas fazendo o recolhimento.

É isso pessoal, vamos fazer nossa parte, se todos ajudarmos conseguiremos evitar o impacto ao planeta, gerar renda, inclusão social, digital e ainda ajudar quem precisa. Para saber mais sobre o assunto veja este excelente blog sobre e-lixo, o Lixo Eletrônico. Para ler o relatório da Onu citado neste artigo clique aqui 

Quer adicionar algum projeto da sua região? Deixe aqui nos nossos comentários e vamos criar uma base comunitária abrangente sobre reciclagem de lixo eletrônico =) E caso não encontre alguma iniciativa em sua cidade ou região, entre em contato com a secretaria do meio ambiente da sua cidade ou se ela não tiver projeto, fale com a secretaria estadual. O descarte consciente de lixo é um assunto importantíssimo, de saúde pública e de obrigação governamental.