De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (25), a venda de computadores pessoais no Brasil teve queda de 26% no segundo semestre deste ano se comparado ao mesmo período do ano anterior. As análises são da empresa de pesquisa IDC.

O índice está de acordo com a projeção já assinalada pela IDC, de que as vendas de computadores no Brasil sofreriam a pior queda já registrada desde o início de 1990.

Entre abril e junho, foram comercializados 2,65 milhões de unidades de computadores no Brasil. Se comparado ao primeiro trimestre do ano, as vendas de computadores subiram aproximadamente 8%.

A movimentação nas vendas aconteceu em virtude da saída de notebooks, que registrou 62% do total de computadores comercializados no Brasil. No semestre, a venda de comutadores no país somou 5,05 milhões de unidades, queda de 27% se comparado ao mesmo período de 2013, revelou a IDC.

As vendas de desktops, os famosos computadores de mesa,  estão apresentando queda cada vez maior, já que o público está optando cada vez mais por as soluções integradas dos laptops, enquanto os computadores tradicionais acabam restritos aos interesses específicos, como segmentos corporativos ou mesmo ao gamers, por exemplo.

A IDC atribui a queda no mercado de computadores ao pouco movimento no mercado corporativo, por estarmos em um ano de eleições e também a Copa do Mundo. 

"Entre os consumidores, há o fator Copa do Mundo, enquanto o mercado corporativo é sempre mais cauteloso ao fazer investimentos em anos de eleições, especialmente no setor de médias e grandes empresas", afirmou em comunicado Pedro Hagge, analista da IDC.

Conforme ainda Hagge, no setor público também houve uma queda acentuada na venda de computadores, já que teve "entrega de projetos já licitados e poucas novas licitações".