Você saberia me dizer qual foi o primeiro smartphone do mundo? Acredito que muitos de nossos leitores não saberiam a resposta correta, mas irei aqui esclarecer o assunto. Aparentemente, ele de longe não se parece nem um pouco com os tradicionais smartphones que temos hoje em dia, até porque também, no último dia 16 de agosto, ele completou 20 anos de "existência".

O Simon, como foi denominado na época, foi lançado pela IBM no dia 16 de agosto de 1994; o aparelho mais se parecia com um celular do que um smartphone, até porque, ele não era chamado de smartphone em 1994, mas continha muitas funcionalidade existentes nos aparelhos de hoje, bem como calendário, bloco de notas e até mesmo era capaz de enviar e-mails e mensagens.

Segundo Charlote Connelly, curadora do Museu de Ciência de Londres, o Simon tinha para época, tela de LCD verde do tamanho similar ao do iPhone 4, também possuía uma caneta para realizar os comandos, o aparelho era enorme, mas não era tão feio quantos os celulares da época, além disso, o dispositivo móvel da IBM também tinha aplicativos que podia ser conectado a um fax.

O Simon era vendido apenas nos Estados Unidos, em 15 estados da federação e teve cerca de 50 mil aparelhos comercializados. Popular entre os empresários, ele era portátil e podia ser usado como um "minicomputador", mas para ter toda essa "tecnologia" ao alcance das mãos, era preciso desembolsar uma bela quantia, o smartphone da IBM custava na época, US$ 899.

Mas porque pouco se sabe a respeito do aparelho? O Simon, apesar de prático e funcional em 1994, tinha um grande problema, a limitação de sua bateria, que tinha duração de apenas uma hora de uso, problema esse que ajudou para que ele sumisse do mercado dois anos após o seu lançamento.

Por conta de seus 20 anos, o Simon será exibido a partir de outubro na mostra Era da Informação, a primeira galeria permanente do Reino Unido dedicada à história da tecnologia da comunicação e da informação do Museu de Ciência de Londres.