Wi-Fi Pública: Como se proteger ao usar?

Com o grande avanço da tecnologia e a praticidade que ela nos traz, está cada vez mais fácil encontrar pontos de redes Wi-Fi gratuitas espalhadas por quase todos os lugares, como aeroportos, restaurantes, hotéis, bibliotecas, entre muitos outros.

Por | @thiago_rochak Segurança digital

Pode até parecer mentira, mas se você está utilizando essas redes públicas sem antes levar em consideração alguns quesitos de segurança, está praticamente abrindo as portas para que cyber criminosos tenham acesso total aos dados armazenados no seu computador ou até mesmo em qualquer outro tipo de dispositivo portátil.

Para te ajudar, o Oficina da Net vai apresentar medidas a serem tomados para que você seja mais cuidadoso ao utilizar este tipo de conexão e para que fique longe desses criminosos.

Descubra os riscos

Antes de começar, é sempre bom saber quais os riscos que você está correndo ao usar as redes públicas sem fio. Necessariamente, um dos principais problemas está no estabelecimento que não fornece um serviço necessário de segurança virtual.

Sendo assim, tudo que você acessa em seu computador não está criptografado. Dessa forma, arquivos e documentos ficam guardados em cookies, permitindo que hackers tenha acesso aos seus dados e até mesmo os da sua conta bancária.

Para ter uma noção, um estudo feito pelo laboratório de uma das empresas mais renomadas no ramo de segurança digital, a Kaspersky Lab, revelou que cerca de 34% das pessoas do mundo todo nem sequer se preocupam em se proteger ao se conectar com internet pública, por isso, que muitos acabam sendo enganados.

Dicas para se prevenir

1 - Instale um Firewall

A primeira coisa que você tem que fazer antes de se conectar a uma rede aberta é verificar se seu computador possui um Firewall. Caso não tenha, corra e instale um em sua máquina urgentemente. O "Firewall" é basicamente um software ou um hardware que monitora qualquer conexão com a internet e cria uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso.

Com ele, você será capaz de impedir que hackers ou software mal intencionados tenham controle e acesso ao computador por meio de uma rede de internet. Existe diversas opções disponíveis no mercado, a maioria pode ser encontrada gratuitamente, selecionamos as melhores para que você fique um pouco mais seguro. Confira abaixo:

2 - Nunca faça compras online

Realizar compras online enquanto está utilizando o Wi-Fi público pode ser uma ótima maneira para que hackers consigam roubar seus dados. Por isso, evite ao máximo efetuar qualquer tipo negócio na internet e nunca registrar seu dados em qualquer página, pois se alguém invadir seu computador em uma rede pública e você estiver digitando suas informações, certamente essa pessoa terá controle total dos seus documentos e será capaz de efetuar compras, transações, entre outras coisas, tudo em seu nome.

3 - Desativar compartilhamento de arquivos

Outra coisa muito importante a ser feita é bloquear o compartilhamento de arquivos e dados do seu computador. Dessa forma, você irá complicar a vida de quem tentar invadir sua máquina através de recursos do Windows. Para efetuar esse procedimento basta fazer o seguinte:

Passo 01.  Vamos precisar que você acesse o "Painel de Controle" do computador Windows. Caso não saiba faça o seguinte procedimento, aperte e segure o botão "Windows" do teclado, logo em seguida pressione o botão "X". Irá aparecer uma pequena aba, vá até "Painel de Controle";

Wi-Fi Pública: Como se proteger ao usar?

Passo 02. Procure por "Rede e Internet", depois clique em "Central de Rede e Compartilhamento", no canto esquerdo da página clique em "Alterar configurações de compartilhamento avançadas". Outra página irá se abrir, desative as opções de compartilhamento e conexões. Para finalizar marque a caixinha "Usar contas e senhas de usuário para se conectar a outros computadores".

Wi-Fi Pública: Como se proteger ao usar?

Leia também:

4 – Verifique a procedência da rede

Ponto que muitas vezes não é levado em consideração. Verificar se a conexão sem fio é realmente oferecida pelo estabelecimento é muito importante, procure perguntar a alguma pessoa responsável pelo Wi-Fi e confira se é a que você está tentando acessar. Pois, em qualquer lugar uma pessoa portando um notebook pode criar uma rede sem fio falsa, e sem intenção você pode acabar caindo na armadilha.

5 – Instale um software de antivírus

É sempre muito bom ter instalado em sua máquina um programa que seja capaz de detectar e excluir conteúdos maliciosos, além de te proteger no cotidiano e quando estiver navegando na internet ele bloqueia a maioria dos acessos indevidos que podem acontecer enquanto você estiver utilizando o Wi-Fi gratuita ou até mesmo na sua casa. Pra saber o melhor qual antivírus utilizar, este artigo pode lhe ajudar.

Por isso, instale ou atualize seu software de antivírus agora mesmo. E lembre-se, toda vez que for se conectar a qualquer rede aberta nunca se esqueça de antes e depois executar o programinha e fazer uma varredura no seu computador, apenas para ter a certeza que você não foi vítima de vírus.

Mais sobre: Wi-Fi, redesdecomputadores, Proteger
Share Tweet
DESTAQUES
Mais compartilhados
Comentários