Os 5 melhores antivírus pagos de 2014

Além de manter os softwares de proteção nativos do seu sistema atualizados, é extremamente importante contar também com um bom antivírus. Confira os melhores de 2014.

Por | @oficinadanet Segurança digital

Acaba de ser divulgada a lista com os melhores antivírus pagos disponíveis atualmente na internet. A AV-Comparatives, responsável pelos testes, avaliou 22 aplicativos que se propõem a deixar o seu PC longe de infecções e malwares.

A empresa austríaca, que já é referencia mundial neste tipo de teste possui um método de análise chamado “Teste de proteção do Mundo Real”, que nada mais é do que uma série de testes que verificam a capacidade dos programas antivírus de lidar com as ameaças que enfrentamos no dia a dia, como URLs maliciosas, cavalos de Tróia e outros arquivos mal-intencionados.

Veja também: Qual o melhor antivírus pago existente?

A análise da AV Comparatives é rigorosa, usando mais de 422 testes ao longo de cada mês, verificando o desempenho dos softwares no sistema operacional mais usado no mundo, o que aproxima os resultados da realidade dos usuários. Os testes em questão foram feitos em computadores com o Windows instalado, mas de qualquer forma, a maioria dos programas que ficaram nas primeiras colocações possui compatibilidade com outras plataformas mais conhecidas.

Os 5 melhores antivírus pagos de 2014

De todos os 22 aplicativos avaliados, somente 4 apresentaram 100% de proteção automática, ou seja, os programas lidaram com o vírus sem qualquer interferência do usuário. São eles: Emsisoft Anti-Malware, F-Secure, G DATA e Kaspersky. Apesar disso nenhum dos softwares testados teve menos de 90% de proteção automática garantida. Além de examinar a maneira com que os antivírus lidam com as ameaças a AV Comparatives ainda analisa o desempenho dos programas no bloqueio de páginas, falsos-positivos e detecção de malwares, além de avaliar a capacidade do programa de identificar os arquivos maliciosos durante um escaneamento do sistema. No gráfico abaixo você pode perceber a porcentagem de arquivos infectados que foram ignorados durante a varredura de um PC infectado. No caso da tabela abaixo, quanto menor o valor da porcentagem, melhor é o desempenho do programa:

Os 5 melhores antivírus pagos de 2014

Neste caso podemos observar que o melhor desempenho ficou com o Kaspersky que teve 99,8% de eficácia, sendo seguido por F-Secure, eScan, Baidu, Fortinet, com 99.6%; Emsisoft, Bitdefender, Lavasoft, Kingsoft, BullGuard, Qihoo, com 99.5%; McAfee, Panda, com 99.3% e AVIRA, Tencent com 99.2%. Veja como desinstalar o Baidu Antivírus e o PC Faster do seu computador.

Nesta mesma categoria, temos a análise de falsos-positivos, ou seja, programas que são identificados como ameaças, mas não oferecem risco real aos usuários. Veja o gráfico:

Os 5 melhores antivírus pagos de 2014

Neste caso os aplicativos que tiveram menos números de falsos-positivos foram ESET, Microsoft e Panda com apenas um falso-positivo, Fortinet e Sophos com 2 arquivos inocentes tratados como ameaça. 

Veja também: Antivírus no smartphone? Qual usar?

Mas enfim, após estes e os outros diversos testes realizados pela equipe do AV, podemos destacar qual é a lista final, com os melhores antivírus pagos da atualidade, e começaremos pelo aplicativo que ficou com o 5º lugar:


Mais sobre: antivirus, seguranca, top5
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários