Dropbox já vale US$ 10 bilhões

Serviço de nuvem, Dropbox surgiu após esquecimento de um pendrive.

Por | @RafaelaPozzebon Internet

Um dos serviços de compartilhamento online mais conhecidos do mundo é o Dropbox. Atualmente, a empresa já vale US$ 10 bilhões (cerca de R$ 22 bilhões) e para quem não sabe a história do criador da marca, ao longo de sua trajetória, viveu muitos fracassos.

Drew Houston fundou o Dropbox em 2007, juntamente com Arash Ferdowsi. Enquanto estudava ciência da computação no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Houston teve a ideia de criar um programa de computador para jogar pôquer online com dinheiro de verdade.

Dropbox já vale US$ 10 bilhões
Drew Houston

Leia também:

O jogo, de acordo com o executivo, havia um erro: "Havia erros que faziam com que o apostador passasse todas as rodadas e ficasse fora do jogo. Era uma forma automática de perder todo o seu dinheiro".

Após isso, Houston desenvolveu um curso online para ajudar estudantes na preparação de exames de admissão em faculdades.

Os projetos não vingaram, porém, as tentativas não esgotaram. Então surgiu a ideia do Dropbox. "Eu estava em um ônibus indo de Boston para Nova York com uma grande lista de coisas que eu queria fazer. Olhei todos os meus bolsos até descobrir que tinha esquecido meu pendrive", explica ele. "Pensei: nunca mais quero ter esse problema", diz ele.

Com tempo livre, o mais novo bilionário do ramo da tecnologia, começou a escrever um código, e assim surgiu o Dropbox que conhecemos hoje, uma ferramenta de armazenamento baseado em nuvem.

"Mas eu perguntava: 'Você usa algum deles? Eles sempre diziam não", afirma ele.

Atualmente, o Dropbox é um sucesso, com 300 milhões de usuários espalhados pelo mundo.  "Faça algo que as pessoas querem. Isso parece tão óbvio, mas quando você analisa por que as empresas fracassam, normalmente é por não terem clientes suficientes”, salienta o executivo.

Houston explica que o sucesso da ferramenta é ser um produto de fácil uso.

"Com o Dropbox, bastava as pessoas contarem para seus amigos e colaborarem. Quando você vai para o trabalho e inicia um projeto com os colegas você basicamente recruta-os para virarem usuários do Dropbox, porque vocês estão trabalhando em um projeto conjunto."

Sobre entrar no clube dos bilionários, Houston ri e diz: "É muito decepcionante, na verdade”.  "Seria ótimo se houvesse apenas um interruptor de felicidade que se acende. Mas é claro que eu me sinto muito feliz, e cada vez mais eu e outras pessoas no Dropbox vão gastar mais tempo pensando em como dar um bom retorno à comunidade."

Mais sobre: dropbox, empresa, Houston
Share Tweet
DESTAQUESMais compartilhados
Comentários