A moeda virtual Bitcoin, apesar de estar enfrentando um momento turbulento, continua crescendo e ganhando mais adeptos. Prova disso é a inauguração da primeira loja física inaugurada em Curitiba que negocia a moeda. Aberta na terça-feira (17), a BitcoinToYou está localizada no centro da cidade e é a primeira do país que compra e vende a moeda virtual.

André Horta, diretor executivo da BitcoinToYou, disse que o objetivo principal da casa de câmbio é facilitar o acesso das pessoas à moeda. O empresário pretende abrir franquias da loja em outros locais do Brasil, como em São Paulo, Florianópolis e Brasília até o fim de julho.

"O principal objetivo é levar o Bitcoin para um ambiente fora da internet, para facilitar que as pessoas possam comprá-lo da mesma forma que se compra um produto em uma loja qualquer", diz Horta.

Será similar a uma casa de câmbio. Só que não trabalharemos com moedas estrangeiras, mas com Bitcoin", explica Horta.

O site da Bitcoin Brasil, diz que o "projeto de Bitcoin permite propriedade e transferências anônimas de valores. Bitcoins podem ser salvas em computadores na forma de um arquivo carteira (wallet), ou em serviços de carteira provido por terceiros; e em ambos os casos, bitcoins podem ser enviadas pela Internet para qualquer pessoa que tenha um endereço de Bitcoin".

Os clientes que quiserem adquirir a moeda podem comprar através de dinheiro vivo ou mesmo cartão de crédito, sendo que o valor pode ser parcelado em até seis vezes. O montante será transferido para uma carteira virtual, porém, caso o cliente não disponha de uma, ele receberá um papel impresso com o endereço de uma carteira com o saldo adquirido.

O espaço físico, segundo Horta, surgiu com a necessidade de suprir a grande demanda já existente no site, que movimenta aproximadamente 800 Bitcoins por mês. A expectativa é que na loja física haja uma movimentação mensal de 300 Bitcoins.

No Brasil esse tipo de negociação física ainda é novidade, porém, em Nova Iorque, Londres, Varsóvia e Hong Kong a prática já é comum.