O YouTube é o maior site de compartilhamento de vídeos do mundo, isso não é novidade. Porém, que agora é possível realizar uma live no YouTube usando o Hangout, nem todos devem saber. E que é possível editar seus vídeos diretamente no YouTube, sem a necessidade de realizar qualquer download ou instalação de plug-ins extras, poucos devem saber.

Agora se você quer aprender como se faz para editar seus vídeos diretamente do YouTube, não pare de ler por aqui. O Oficina da Net preparou este artigo para lhe mostrar como usar as recursos básicos para editar seus vídeos nessa ferramenta online do Google.

Conhecendo o editor

Bom, primeiramente você terá que ter uma conta no YouTube. Se não tiver uma conta lá, a sua conta de qualquer outro serviço do Google servirá. Acesse este link para acessar o editor de vídeos:
https:// youtube.com/editor.

Ao acessar o link, dentro de pouco tempo uma página se abrirá. Nela você poderá ver um player de vídeos típico do YouTube, um campo onde é exibidos seus vídeos e um menu acima, e uma linha do tempo.


Conhecendo o editor online do Youtube

Se você nunca tiver realizado o upload de um vídeo para o YouTube, não se preocupe. Ele dispõe de alguns vídeos do Creative Commons para você usar no editor (basta clicar no segundo item do menu ). O terceiro item do menu é facilmente identificado pelo ícone de uma câmera, ou seja, você adiciona fotos ao vídeo através deste menu. Já o terceiro que usa o ícone de uma nota musical, é usado para adicionar áudio ao vídeo, o editor dispõe de milhares de faixas para você escolher. O quarto e quinto menu são, respectivamente, relacionados a transição de fotos e vídeos, e texto.


Menus do editor

Editando um vídeo

Se você quiser pode usar um vídeo qualquer que o YouTube disponibiliza para aprender a usar o editor. Caso contrário é necessário que você faça o upload do vídeo escolhido para editar. Para isso, clique em Carregar (localizado à esquerda do seu próprio nome e foto).


Editando um vídeo #1

Ao realizar o upload do seu vídeo, é recomendado que o coloque como privado enquanto o edita. Em seguida volte ao editor de vídeo. Ao voltar ao editor, você poderá ver o vídeo que enviou no campo a esquerda do player. Arraste ele para a linha do tempo, e note que o menu mudará, agora nele você poderá realizar correções rápidas, aplicar filtros, adicionar texto ao vídeo e gerenciar o volume do áudio do vídeo.

Correções rápidas

Na aba de correções rápidas você pode editar o brilho e contraste, colocar o vídeo em câmera lenta, girar e estabilizar, e adicionar um efeito de panorâmica e zoom no vídeo. Você também pode habilitar a correção automática, ele corrige automaticamente com apenas um clique a iluminação e a cor do vídeo.

Filtros

Na aba de filtros, você pode escolher dentre os vários efeitos que você mais agradar.


Editando um vídeo #2

Texto

Na próxima aba, a de textos permite que você adicione textos sobre o vídeo. Ela adiciona o texto sobre todo o vídeo (ou imagem) na linha do tempo, assim se quiser adicionar texto somente em uma parte do vídeo você terá que cortá-lo.


Editando um vídeo #3

Ainda é possível personalizar o texto sobre o vídeo, você pode escolher dentre algumas fontes, negrito, itálico, mudar a cor e tamanho, e a posição do texto no vídeo.

Cortando vídeos

Com dito acima, é possível cortar vídeos usando este editor, e de maneira bem fácil! Para cortar um vídeo, leve o mouse sobre o vídeo na linha do tempo e clique na tesoura que aparecerá.


Editando um vídeo #4

Ao clicar na tesoura, você poderá escolher um ponto para que o vídeo seja dividido. Assim é possível adicionar transições, textos e musicas diferentes em cada parte do vídeo.

Adicionando músicas, fotos e transições

Música

Para adicionar músicas no seu vídeo, primeiramente clique no ícone que é uma nota musical no menu (quarto ícone). Você verá uma grande lista com várias músicas disponíveis para que você adicione em seu vídeo. Você pode ouvir as músicas antes de adiciona-las no vídeo, basta clicar no play que aparece ao lado do nome da música.

Você também pode buscar alguma música pelo nome, ou filtrar por gênero. Quando escolher a música, clique sobre ele e arraste até o local mostrado na imagem.


Adicionando música ao vídeo #1

Quando soltar o áudio irá perceber que ele fica com o tempo completo da música, não do vídeo. Para corrigir isso, arraste o canto azul até onde o vídeo terminar, seja no final do vídeo ou onde você o tenha cortado.


Adicionando música ao vídeo #2

Você pode adicionar quantas músicas quiser no seu vídeo.

Fotos

Adicionar fotos no vídeo é uma tarefa muito simples. Basta acessar o menu de fotos, e realizar o upload das fotos. Em seguida, todas as imagens aparecerão no campo lateral. Arraste-as para onde for adiciona-las no vídeo, e pronto!


Adicionando foto ao vídeo

Você também pode adicionar filtros e fazer correções na imagem, além de configurar o tempo em que ela aparecerá.

Transições

As transições também podem ser facilmente adicionadas, assim como o áudio, após ter selecionado qual adicionar no vídeo é somente arrastar para o local certo. Para inserir a transição, acesse o menu de transições (quinto ícone) e escolha uma. Após isso, apenas arraste o ícone da transição para a linha do tempo entre os vídeos ou entre as imagens.


Adicionando transições

Publique seu vídeo

Seja qual for a sua edição feita no vídeo, se você tenha simplesmente juntado alguns vídeos e/ou fotos ou aplicado vários filtros no vídeo, após ter editado é hora de publicá-lo. Antes de publicar o vídeo, escolha um nome para o projeto e em seguida clique em "Publicar", o vídeo será processado e dentro de poucos minutos já estará disponível para todo o mundo no YouTube.


Publicando o vídeo

Tem alguma dúvida sobre como editar seus vídeos no YouTube? Deixe sua pergunta no nosso fórum, e não se esqueça de deixar seu comentário!