Há algum tempo, o Youtube mudou o sistema de carregamento dos vídeos. Agora, ele usa uma nova tecnologia que faz com que o vídeos sejam divido em alguns blocos, sendo assim, eles recebem o carregamento por blocos. Lembra que nos tempos em que a internet era mais lenta, você abria dez vídeos e deixava-os carregando enquanto assista um deles? Pois é, hoje esta prática não é mais possível "graças" ao Streaming Adaptavivo Dinâmico sobre HTTP, ou a sigla DASH (sigla em inglês).

Esta mudança não foi muito bem recebida por alguns usuários. Como o DASH divide o vídeo em vários blocos, quando o usuário avança ou volta para uma parte do vídeo, há uma singela demora para que o vídeo seja carregado. Isto incomoda principalmente aos usuários que possuem uma conexão de internet lenta. E quando a qualidade do vídeo começa a oscilar então, é uma tragédia. Mas, como a internet está a cada dia mais funcional para nós, trazendo alternativas e muitas facilidades, existe uma extensão que você pode instalar em seus navegadores. Eles permitem que o vídeo carregue totalmente.

Resolvendo o problema

O DASH virou o verdadeiro vilão do Youtube, mais existe um jeito simples e rápido de desativá-lo. Para que seja possível desativar o DASH, é necessário instalar um plugin. O plugin se chama Youtube Center, e está disponível para o Mozilla Firefox (download), Opera 14 ou mais antigos (download), Opera 15 e superiores(download), Safari (download) e Maxthon (download). O Google Chrome é o único que não atende ao que você pretende instalar em seu PC, afinal, o plug-in está disponível para o navegador, mas não funciona como nos amigos concorrentes. Entretanto, você pode fazer o download dele aqui (download).

Passo 1

Faça o download e instale o plugin do Youtube Center. Ele está disponível para o Firefox, Opera, Safari e Maxthon.

Passo 2

Quando terminar a instalação do plugin Youtube Center, acesse o site do Youtube. Quando acessá-lo, verá que apareceu no canto superior direito (ao lado do seu usuário ou do botão de login) um ícone de uma engrenagem.


Ícone do Youtube Center 

Passo 3

Clique nesta engrenagem para visualizar o menu de configurações do plugin. Neste menu esta disponível várias opções do plugin, como desativar propaganda, alterar idioma, resolução padrão, etc. Clique na aba "Player" e desmarque a caixa "Dash Playback", para desabilitar o DASH.


Desabilitando o Dash Playback

Após ter desmarcado a caixa "Dash Playback", feche o menu e faça um teste. Avance e volte o vídeo algumas vezes e veja como melhorou a velocidade em que o vídeo carregou. Com o plugin, também e possível fazer outras alterações no Youtube. Sem falar que você pode abrir um vídeo e deixar ele carregar todo para depois assistir. É bom, não? 

Pronto! Agora que o Youtube Center desabilitou o DASH, você poderá ver seus vídeos no Youtube bem mais rápido que antes.