O tradicional guarda-chuva poderá no futuro, além de nos proteger da chuva, coletar dados climáticos. A ideia do protótipo do guarda-chuva inteligente é do cientista Rolf Hut, da Universidade de Tecnologia Delf, na Holanda.

A invenção do cientista é equipada com um sensor capaz de medir a vibração gerada por gotas de água quando caem sobre o tecido que envolve o guarda-chuva. Com isso ele envia informações por bluetooth para um computador.

De acordo com Hut, em uma entrevista à BBC, o principal objetivo do sistema é melhorar a medição do clima. O cientista cita que atualmente são usados satélites e radares, mas as estações meteorológicas não costumam medir a chuva conforme ela atinge o solo.

O cientista espera que esse tipo de guarda-chuva seja usado no futuro. Assim, haveria centenas de medidores espalhados pelas cidades, o que colaboraria na prevenção de inundações, por exemplo.

Hut salientou que testes feitos em seu laboratório e também no quintal da sua casa foram realmente animadores, um indício que vale a pena investir na tecnologia.