Em tempos de especulções sobre  espionagem do governo Americano, é normal ficarmos receosos. Sabemos  que para o feito, eles contam com um programa que dá acesso aos servidores das maiores empresas de tecnologia do mundo (PRISM), donas de serviços largamente utilizado pela população mundial.

Quem leu o livro 1984 de George Orwell, percebe a relação do governo com "O grande irmão". Mas deixando um pouco de lado a parte de conspiração. É fácil imaginar como seria assustador a vigilância constante da câmera Kinect do Xbox One.


Mapeamento da sala feito pelo kinect

É uma comparação meio clichê, mas para ilustrar este ponto, veja os dois vídeos a seguir. No primeiro, uma tecnologia de publicidade imaginada para Minority Report (filme futurista, mas com uma tecnologia não muito fora de alcance):

E neste segundo vídeo temos o que já acontece quando você entra em uma sala com um Xbox One instalado nela:

Vídeo incorporado do YouTube

O que você está vendo é a câmera Kinect reconhecer o rosto de uma pessoa, e seguí-lo, na verdade ela é capaz de mapear todo ambiente e detectar mais de um rosto ou pessoa na sala. Se é alguém que tem um perfil de XBox Live, ele vai saber quem é e registrá-los pelo tempo que se sentou e pegou o controle.

Há pouca diferença, funcionalmente, entre estes dois exemplos, e você pode ver como o segundo exemplo pode levar para ao primeiro. Você não tem que registrar o rosto com seu Kinect - a Microsoft deixou isso bem claro. Agora pense: O que impede que agências e programas de espionagem nos observem e coletem dados de nosso ambiente familiar?

O sensor do Kinect tem cerca de 23 cm de comprimento. Ele têm 5 recursos principais:

  • Câmera RGB (Red, Green, Blue), vermelho, verde, azul, que permite o reconhecimento facial perfeito da pessoa que está em frente do console;
  • Sensor de profundidade (Infra Vermelho), que permite que o acessório escaneie o ambiente a sua volta em três dimensões;
  • Microfone embutido, que além de captar as vozes mais próximas, consegue diferenciar os ruídos externos. Dessa forma, barulhos ao fundo não atrapalham o andamento do Kinect. O microfone também é capaz de detectar várias pessoas diferentes em uma sala;
  • Próprio processador e software;
  • Detecta 48 pontos de articulação do nosso corpo.

O Kinect é item incluso do Xbox One, mas poderá ser comprado separadamente. A tecnologia empregada no Kinect é incrivel, vai desde identificar movimentos a saber com precisão a força empregada em um soco, captando ate seis pessoas ao mesmo tempo mesmo com baixa iluminação no ambiente.

Veja outros casos semelhantes em que podemos e para pensar: Somos frequentemente vigiados.

  1. Facebook armazena até o que usuário deixa de publicar;
  2. Facebook recebe acusação de monitorar conversas em seu bate-papo;
  3. Por suspeita de espionagem, carro do Google é proibido de circular na Tailândia.

Você pode conversar no Skype com amigos em todo o mundo, mas você não deve esperar qualquer nível de privacidade, enquanto você o faz. A câmera Kinect estará sempre ouvindo, esperando por você para lhe dar um comando de voz, porque a Microsoft quer que seu novo console que esteja no centro do entretenimento em casa, quer essa interação.

O artigo não foi escrito com o intuito de maldizer o produto, apenas levantar uma possível discussão, pois se a todo momento já somos vigiados, ainda que não propiciamos uma fácil captura de nossos dados, com uma "máquina" com essas incríveis características, fica óbvio a facilidade em conseguir nossos dados, com quem estamos, o que estamos fazendo, entre outros, por meio do Kinect. E você o que acha a respeito? Deixe seu comentário!