É inegável perceber o estrondo que a Microsoft causou no mundo dos games quando lançou oficialmente o Projeto Natal (primeiro nome do Kinect), a ideia da empresa de Bill Gates foi levar a experiência do videogame às pessoas não tão "viciadas" ou que simplesmente não tem familiaridade com um controle.

Mas antes de qualquer coisa, precisamos saber o que é o Kinect: é aquela coisinha com uma câmera que fica em cima do Xbox 360 e que faz você parecer um bobo em frente à TV se movimentando para jogar um joguinho de criança? É quase isso.

Anteriormente denominado "Project Natal", o Kinect é um acessório para consoles, um sensor de movimentos desenvolvido pela Microsoft juntamente com a empresa Prime Sense. O primeiro nome, Natal, é referência à cidade natal de um dos pesquisadores do projeto, Alex Kipman, que é Brasileiro. Além desta referência, Natal significa "nascer" em Latim.

O sistema do sensor no Kinect é capaz de captar movimentos do corpo humano posicionado em sua frente. Para que? Para que jovens e adultos possam interagir com o videogame sem o uso das mãos no controle/joystick. Ta, e ai? E aí que este foi um grande passo na tecnologia dos consoles, pois o simples fato de controlar o videogame através de um controle sem fio já foi um grande passo em anos, depois de inovações como os controles sem fio, seguidos dos consoles Wii da Nintendo e a tecnologia Move (acessório para Playstation) da Sony, o Kinect foi o grande passo falado anteriormente.


Pontos de reconhecimento do ambiente

Recentemente apresentado pela Microsoft, o Xbox One será o auge da tecnologia Kinect, transformando o uso dos sensores no lugar de controles em algo direto e contínuo, tanto no videogame como nas SmartTVs. A Microsoft, durante a apresentação do console de quarta geração, mostrou as especificações e qualidades da nova versão do Kinect.


O Kinect para Xbox One ganhou traços mais quadrados e muito mais potência

Ele ativa o Xbox por comando de voz, utiliza uma câmera de 1080p de qualidade, processa cerca de 2 Gigabits de dados por segundo em função da leitura do ambiente, com ele é possível brincar e jogar em locais com menor espaço.

Porque você deve ter um Kinect?

Os potentes sensores do Kinect respondem aos movimentos de seu corpo como, chutes, golpes de punho, movimentos com a cabeça. A conectividade é tão grande que somente com movimentos das mãos, o Kinect é capaz de identificar seu avatar.

Que tal ordenar ao Kinect que ele avance, pause, retroceda ou troque de faixa no Netflix através do comando de voz?

Como funciona?

O Kinect consiste de uma câmera de alta qualidade, capaz de detectar movimentos em 3D aliado sensores de movimento para compreender toda e qualquer movimentação realizada pelo corpo que estiver em frente ao aparelho.

Os microfones embutidos no gadget são capazes de detectar a voz de seus usuários e isolar o som ambiente, além de identificar e obedecer a comandos com voz.

A câmera grava esta movimentação através de 30 fotos por segundo (filmagens capturam por padrão 24 quadros por segundo), são os chamados FPS.

Os qualificados sensores de movimento do Kinect permitem que ele registre movimentos no escuro, ou seja, você não precisar jogar só de dia ou acender as luzes para jogar. O Kinect é capaz de mapear a área que onde se encontra o console e também procura por 48 pontos do jogador montando assim um personagem 3D.

Veja este vídeo gravado com uma câmera noturna, ela pega o gadget detectando os pontos na sala, é sensacional:

O Youtube está repleto de experiências feitas por pessoas comuns e também hackers utilizando o aparelho de forma bem legal. O Kinect foi construído para revolucionar o modo de como as pessoas adquirem experiência de entretenimento, mas será que esta tecnologia poderá ser usada para outros fins? Sim, ela já é utilizada. Você seria louco de duvidar do que a tecnologia pode nos mostrar dentro de alguns anos ou até meses?