O Google Chrome, um dos navegadores mais utilizados para o acesso à internet no mundo, vem ganhando espaço devido a sua grande facilidade e agilidade de uso. Aqui no Brasil, no ano de 2011, o Google Chrome se tornou o segundo navegador mais utilizado no país, ultrapassando o Mozilla Firefox, segundo dados do StatCounter. Oito meses mais tarde, o navegador ultrapassou o Internet Explorer, com 39,8% dos usuários, contra 34,4% do seu concorrente.

Atualmente, o Chrome continua liderando o ranking brasileiro, com 51,64% dos usuários de internet; seguido do Internet Explorer, com 25,32%; e em 3° lugar vem o Mozilla Firefox, com 20,35%. Esta crescente utilização se deve ao fato de o Chrome estar sempre se renovando, dispondo atualização, expansões e uma série de ferramentas. Outro grande fator que impulsionou sua disseminação, foi a questão de, desde sua primeira versão, o navegador estar disponível em mais de 51 idiomas para as plataformas Windows, Mac OS, Android, Ubuntu, Debian, Fedora e OpenSuSe.

Contudo, entre as muitas utilidades e funções dispostas por este brilhante navegador, podemos ressaltar estas como as mais pulares:

  • Execução de abas de forma isolada: uma aba trava e as outras permanecem funcionando;
  • Sincronização de senhas, favoritos, configurações, extensões, campos de formulários e temas entre computadores. Para essa tarefa, pode ser usada uma senha ou a própria conta do Google, além de técnicas de criptografia;
  • Exportação de páginas para documentos PDF. Também dispensa plugins para exibir documentos neste formato;
  • Execução de ferramentas para desenvolvedores web, que permitem analisar e melhorar os sites ao exibi-los.

Google Chrome 31

Em sua mais nova versão, Chrome 31.0.1650.48, disponibilizada esta semana, o navegador promete, como grande novidade, a interação com sistemas para pagamentos online, mediante aprovação do usuário. Com objetivo de agilizar este processo, faz-se uso das informações armazenadas pelo próprio navegador. Disponível para sistemas Windows, Mac e Linux, sendo esta função não habilitada para Mac, o Chrome se mostra cada vez como uma ferramenta de primeira necessidade no ramo da internet.

Além das melhorias citadas, o Chrome 31 traz várias correções (aproximadamente 25) no que tange aos erros de execução encontrados em versões anteriores, como por exemplo, o caso da versão 11.9.900.152 do Flash Player, que apresentava travamentos e instabilidades. Porém, agora, possibilita uma melhora no seu desempenho e um nível maior de estabilidade.

Em relação a sua função de pagamentos online, o navegador permite o preenchimento de formulários sem grandes esforços. Os desenvolvedores podem usar uma nova função denominada requestAutocomplete() para ter acesso aos dados desde que isso seja autorizado pelo usuário ao selecionar os seus dados de pagamento armazenados no navegador ou criar novos, através de uma interface do Chrome. Vale lembrar que este recurso está disponível para Windows, Chrome OS e Android, sendo implementada ao Mac num futuro próximo.

Como obter o Google Chrome 31

Para a obtenção desta versão melhorada do Chrome, o usuário que já faz uso da versão anterior basta apenas atualizá-la e, para isso, vá ao menu de Configurações no canto superior direito do navegador e selecione a opção Sobre o Google Chrome, e automaticamente ele atualizará para a nova versão disponível, mediante confirmação.

 Já, para os usuários que ainda não possuem este navegador, devem realizar o download e a instalação convencional do mesmo através do link: Download Google Chrome

Mais uma vez o Google Chrome veio com suas atualizações e praticidades para nós usuários. Agora, com sua última versão, ele se mostrou realmente como um ótimo navegador ao integrar o pagamento online, tarefa  que remete, muitas vezes, insegurança para os usuários. Além disso, trouxe, também, a correção dos erros frequentes em seu funcionamento, melhorando ainda mais sua capacidade e rapidez de execução.