O que é Política de privacidade ou Termos de segurança?

Veja o que significa 'Política de Privacidade', um termo visto frequentemente em sites da internet; assim como a exemplificação de um para se ter um melhor entendimento.

Por | @oficinadanet Internet

Você já ouviu falar sobre políticas de privacidade ou termos de segurança  de algum site, certo? Mas você sabe o que realmente é isso? Pois bem, estes são uma espécie de garantia, prestação de informações da empresa para com o usuário em relação a atuação e utilização dos dados a ela fornecidos.

Ao efetuar um cadastro em um site, onde você acrescenta informações pessoais e bancárias, são as políticas de privacidade ou termos de seguranças, como preferir chamar, que irão lhe assegurar sobre a real utilização de seus dados. Cada site/empresa deve manter, sempre ao alcance do usuário, seus termos e políticas no que tange a segurança e utilização para com os dados pessoais dos usuários. Nesta relação de esclarecimentos deve constar, além do que já foi citado anteriormente, assuntos como: compartilhamento das informações, esclarecimento de dúvidas referentes a cadastro, cookies, enfim, informações que comprovem o seu envolvimento e comprometimento para com o seu cliente.

Os termos e serviços nada mais são que: O contrato firmado entre você e o site. Ao aceitar o que dizem os termos de serviços, você está de acordo com cada linha escrita no documento que dificilmente leu.

Há algumas semanas o Facebook realizou alterações e sua Política de Privacidade - que permitia aos usuários postar fotos e vídeos de decapitações e outras coisas bizarras - e recebeu duras críticas de grande parcela de seus usuários. Dias depois, sob forte pressão, revogou a alteração anterior e proibiu a postagens de conteúdos deste porte.

O que é Política de privacidade ou Termos de segurança?

Perceba, portanto, que todo site possui suas Políticas de Privacidade e, para que as acesse, procure um link ou seção (normalmente na parte inferior da home page do site) chamada “Diretiva de Privacidade”, “Política de Privacidade”, “Termos e Condições” ou “Termos de Uso”. No caso da Apple, esta apresenta a seguinte frase antes de expor suas políticas:

A sua privacidade é importante para a Apple. Dessa forma, desenvolvemos uma Política de Privacidade que dispõe sobre a maneira como nós obtemos, usamos, divulgamos, transferimos e armazenamos suas informações. Por favor, verifique as nossas práticas de privacidade e nos informe caso tenha quaisquer questionamentos".

Como exemplo, traremos partes dos termos de segurança do site Buscapé, famosa no segmento de compras pela internet, disponibilizando uma ampla variedade de produtos. Em relação a uma das principais seções, a segurança do usuário, a mesma frisa o grande interesse e preocupação à questão, como podes ver a seguir:

"Sua privacidade é nossa preocupação. Temos o compromisso de preservá-la".

"Nossa política de privacidade visa assegurar a garantia de que, quaisquer informações relativas aos usuários, não serão fornecidas, publicadas ou comercializadas em quaisquer circunstâncias, ou seja, suas informações estarão seguras conosco e não serão transmitidas a terceiros fora do grupo Buscapé, exceto nas condições previstas pela presente política de privacidade, precisamente no tocante à verificação de sua identidade para fins de segurança, de forma a prevenir ou detectar crimes em desfavor do usuário ou do próprio Buscapé.

Suas informações cadastrais ficam disponibilizadas através de duas maneiras: quando você efetua o seu cadastro, registro e adquire produtos por meio de nosso site, bem como através de cookies, arquivos que podem ser livremente alterados pelo usuário na configuração de seu navegador e que estão relacionados às suas visitas em nossos sites.

Suas informações pessoais e seus dados sensíveis não serão transferidos a terceiros, ainda que dados objetivos e anônimos possam ser considerados para os fins descritos acima".

Toda vez que realizarmos um cadastro para compras, ou outros fins, devemos sempre estar atentos aos termos de segurança ou políticas de privacidade da companhia, a fim de efetuarmos o presseguimento do processo de forma segura e sem receios. Uma empresa com boas e importantes políticas, trará a uma série de benefícios, tanto para seus usuários quanto para si próprias, o que irá lhe retornar mais confiabilidade e alguns diferencias perante o restante do mercado.

Mais sobre: politicaprivacidade, termos, exemplo
Share Tweet
DESTAQUESMais compartilhados
Comentários