A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou na última quinta-feira (24) a instalação das chamadas femtocélulas, ou seja, as antenas de menor tamanho. Elas poderão ser usadas como um acessório para melhorar o desempenho das redes de telefonia e também internet móvel.

Tais antenas funcionam como uma espécie de roteador. Elas têm a função de replicar o sinal emitido pelas torres, ajudando a melhorar a qualidade do serviço em lugares fechados ou mesmo com muito movimento, como em estádios.

Marconi Maya, conselheiro substituto da Anatel e relator do regulamento, disse que os equipamentos podem ter cobertura de 1 watt e alcançar uma área de aproximadamente 100 metros. Por isso, ajudam a facilitar a comunicação em ambientes fechados.

"É uma tecnologia que começa a vingar mundo afora, e esperamos que ajude a melhorar a cobertura e qualidade dos serviços no Brasil, que é a maior busca que nós temos", explicou Maya.

O funcionamento das femtocélulas ocorre de duas formas: aberto e fechado. No primeiro caso, elas atendem os usuários das operadoras que as instalaram; no segundo, ficam restritas apenas aos usuários que realizaram o seu cadastro na Anatel.

Vale notar que em ambos os casos, as teles são responsáveis por todo o processo, ou seja, instalação, operação, gerenciamento, manutenção, suporte e desativação dos dispositivos.