É com muito pesar que a Nintendo informa o falecimento do homem que transformou a empresa em uma gigante do videogame. Morreu nesta quinta-feira, 19 de setembro de 2013, aos 85 anos de idades, Hiroshi Yamauchi, ex-presidente da Nintendo.

Esse foi o comunicado de um porta-voz da Nintendo a rede BBC News, onde ainda dizia o seguinte: "A companhia está de luto pela morte do ex-presidente da nossa querida companhia, Hiroshi Yamauchi, que infelizmente faleceu nesta manhã de quinta-feira".

Yamauchi fora o terceiro membro a assumir os negócios da família que foi fundada na antiga capital japonês de Kyoto, em 1889, onde a Nintendo era apenas uma fábrica de jogos de carta, sendo que Hiroshi Yamauchi assumiu o cargo de presidente da companhia somente em 1949, ou seja, 60 anos após a sua fundação, ficando a frente desta, até o ano de 2002. Mas após a sua saída do comando, ele continuou como conselheiro da empresa até a sua morte.

Frente ao comando da Nintendo, Yamauchi desenvolveu o console NES e o console portátil Game Boy, que acabaram sendo tendência na época. Após esses dois lançamentos maravilhosos da companhia, Yamauchi comandou também o lançamento de outros consoles, bem como o SNES, Nintendo 64 até chegar ao GameCube, o primeiro console da Nintendo capaz de rodar um disco óptico, mas um lançamento não tão bem sucedido. Hiroshi Yamauchi deixou a presidência da Nintendo no dia 31 de maio de 2002, onde fora substituído por Satoru Iwata.

Yamauchi já foi considerado um dos homens mais ricos do Japão pela revista Forbes, nos anos dourados da Nintendo, onde sua fortuna havia sido avaliada em cerca de US$ 7,8 bilhões. Em 2013, o seu patrimônio liquido foi estimado pela mesma Forbes, em US$ 2,1 bilhão, ficando na 13ª colocação na lista dos homens mais ricos do Japão; essa queda de patrimônio se deve muito a queda nas vendas de consoles da Nintendo e também na migração dos usuários para os smartphones.