Viciadinhos em Facebook podem receber tratamento de choque

Pesquisadores desenvolvem aparelho capaz de dar choques em pessoas viciadas no Facebook. Assim, quando um usuário acessa a rede social, acaba levando uma descarga elétrica.

Por | @oficinadanet Tecnologia

 Dois pesquisadores desenvolveram um aparelho que dá choques em pessoas viciadas no Facebook. A ideia da confecção do aparelho surgiu após perceberem que estavam ficando mais de 50 horas semanais conectados na rede social.

O Pavlov Poke, nome dado em referência ao popular botão Cutucar da rede social e também ao experimento de condicionamento realizado pelo cientista russo que leva o nome, em 1920, o aparelho é capaz de registrar as ações do usuário e assim, caso o indivíduo insista em acessar o Facebook, o aparelho envia um sinal para uma placa Arduíno (plataforma de prototipagem eletrônica) e o usuário acaba levando um choque.

 “O choque é desagradável, mas não é perigoso”, garante um dos criadores Dan McDuff.

Mesmo tendo criado a engenhoca, o outro criador, Robert Morris de McDuff, não tem certeza se o aparelho que emite choques possa mesmo curar o vício no Facebook.  “Para ser realmente efetivo, provavelmente são necessárias muitas exposições a choque. Os procedimentos de condicionamento apropriados devem ser seguidos. Infelizmente, achamos os choques tão ruins que removemos o aparelho rapidamente após instalarmos. No entanto, de forma anedótica, reparei uma redução significativa, ainda que temporária, do meu uso no Facebook”, afirma Morris em entrevista ao TechCrunch.

“Este projeto tem a intenção de ser uma brincadeira, mas acreditamos que uma discussão séria sobre como as tecnologias como o Facebook são viciantes por causa do seu design”, declarou também.

 

Veja o vídeo demonstrativo:

Mais sobre: choque viciados Facebook
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo

Siga nossas contas no Twitter