Na última semana, dentro da conferência Build 2013, um dos executivos da Microsoft anunciou uma nova ideia denominada, Precision Touchpad; uma ideia conjunta com a Intel, Synaptics e Elan, tudo isso numa tentativa de melhorar a precisão e a resposta dos trackpads usados em notebooks do Windows.

Durante essa mesma conferência, um dos gerentes de programa do Windows da Microsoft declarou que: "Da mesma forma que realizamos uma imensa melhoria no suporte ao toque no Windows 8, estamos melhorando esta experiência no Windows Blue ou Windows 8.1".

 James Clarck ainda aproveitou para fazer duras criticas a falta de consistência e confiabilidade nos trackpads atuais, onde disse o seguinte: "Se você entrar em uma Best Buy e experimentar um monte de trackpads em várias máquinas, você encontrará experiências muito diferentes e também materiais diferentes, onde alguns são lisos, outros são suaves, já outros poderão ser ásperos, onde alguns respondem muito bem ao toque, enquanto outro não, e isso tudo é muito inconsistente, sendo isso que queremos corrigir com a nova ideia".

Mas o que é o Precision Touchpad? O próprio nome já diz, mas a Microsoft e seus parceiros querem melhorar ainda mais a precisão destes equipamentos, aonde de acordo com Clark, a Microsoft irá se concentrar na fluidez dos gestos, incluindo a rolagem com dois dedos e a ampliação de imagem nos moldes que acontecem hoje com os tablets e smartphones, além da detecção precisa da palma da mão.

Para os fabricantes de PCs, essa melhoria irá chegar na hora certa, mas infelizmente ainda irá demorar um pouco mais para notebooks e ultrabooks com o Precision TouchPad cheguem as lojas; ainda esse ano algumas maquinas poderão chegar as lojas com disponibilidade limitada, chegando somente em 2014 com a produção em massa.