A partir desta quinta-feira (27), o serviço de mapas do Google, o Maps, inclui rotas de ônibus interestaduais. Com isso, os trajetos mais longos ganharão uma nova ferramenta de auxílio. A nova função já estava sendo testada por alguns usuários, porém, o serviço agora foi expandido.

"Pelo Brasil ter grandes dimensões, uma pessoa q queria chegar a outra cidade, possuía até hoje no Maps as opções de ir de carro ou a pé—que não faz muito sentido. Agora, terá o sistema de transporte público, com rotas e horários" disse Alessandro Germano, diretor de novos negócios do Google no Brasil.

Outros países já contam o serviço, como a Itália, Rússia, Espanha, Nova Zelândia e Filipinas. O Google salienta que nesses países o transporte ferroviário é muito usado, sendo que também pode ser consultado no serviço. "No Brasil, existe essa importância do transporte rodoviário, é um modal fundamental", diz.

Aqui no Brasil, 37 empresas estão fazendo parte da iniciativa, entre elas Pássaro Marrom e Itapemirim, que cederam informações de suas linhas para incluir no mapa. "Queremos expandir para o mais próximo possível de 100%", diz.

De acordo com o Google, a negociação com as interestaduais é muito parecida com a que é realizada nas empresas municipais de ônibus.  "É mais um trabalho técnico de pegar informações em diversos formatos e formatar para colocar no ar", explica Germano.