No primeiro trimestre deste ano a venda de celulares no Brasil chegou a 14,1 milhões de unidades, um aumento de 15% se comparado ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a IDC. Do total de aparelhos comercializados,  8,7 milhões correspondem ao chamado  feature phones (aparelhos celulares multimídia que não possuem sistema operacional aberto) e 5,4 milhões, smartphones.

O mês de abril de 2013 teve 5% a mais de vendas de celulares se comparado a março, obtendo 5,8 milhões de aparelhos comercializados. Do total, 52% correspondem aos feature phones e 48% a smartphones.

O relatório também indica que o valor dos smartphones caiu 12,5% em 12 meses. Deste modo, o valor médio de um smartphone passou as ser de US$ 384 (R$ 700), antes era de US$ 439 (R$ 900).

"O bom resultado alcançado no trimestre é atribuído a fatores como o aumento do mix de produtos por parte dos principais fabricantes que, atentos aos mercados emergentes, começaram a oferecer aparelhos voltados para diversos bolsos e necessidades, acelerando a competição entre eles e gerando uma redução de preço para o consumidor final", diz Leonardo Munin, analista de mercado da IDC Brasil.