No keynote anual da Apple no WWDC, onde são apresentadas as novidades da empresa e balanço anual, este ano não foi diferente, entre os diversos lançamentos, estão o iOS 7, iTunes Radio, Mac Pro, Macbook Air e o novo OSX Maverick.  Foram 10 novidades entre lançamentos e atualizações no novo sistema, dentre elas iBooks, Maps, Calendar, Safari, iCloud KeyChain, Telas multiplas, Notificações, Abas no Finder, Tags e avanços tecnológicos.

iBooks:


ibooks

Agora o iBooks pode ser usado no Mac, com 1.8 milhão de livros disponíveis. Para passar uma página adiante basta arrastar a página na tela. Abaixo da tela principal da leitura, quando o mouse estiver sobre o fim da página, abre uma guia para ver as miniaturas das páginas próximas e anteriores. Foi demonstrado no Keynote uma ampliação em formato de animação para exemplificar as células de uma folha de uma planta. Estas animações podem agora ser integradas no e-book para apresentar no iBooks. A interatividade pode ser uma grande aliada no estudo.

Além da interatividade entre o livro e o aplicativo, agora pode tomar nota de qualquer coisa, estas notas ficam gravadas no seu iCloud, e você pode ver todas elas em formato de postit, muito intuitivo. 

Maps


Maps

Agora os maps virão dentro do OSX. O mais incrível que foi apresentado e que ajudará bastante as pessoas, é que você pode traçar uma rota no Maps do OSX e enviar ele para o iPhone, a sua rota estará traçada no iPhone pronta para prosseguir a viagem. A visão 3D possibilita visualizar prédios, esculturas e torres em 360 graus, visualizando de forma perspectiva. 

A pesquisa sobre algum ponto de referência já trará informações como fotos, número de telefones, restaurantes, hotéis próximos, e tudo com reviews do Yelp. Obviamente que para os Estados Unidos será fantástico. 

Calendar


Calendar

No calendar além de agendamentos, você poderá agora criar uma reunião de almoço e dizer: "Quero comer pizza", o calendar já vai lhe mostrar pizzarias por perto, como está o tráfego até os pontos encontrados, tudo de forma integrada com os mapas.

Safari


Safari

O que o safari trará de principal é a economia da bateria, um deslizamento de tela ainda mais suave, com possibilidade de ver os tweets dos amigos e tweetar diretamente pelo safari.

Agora as abas usam processos separados no processador e javascripts renderizam 3.8x mais rápido que no Chrome.

iCloud Keychain


iCloud Keychain

Um gerenciador de senhas na nuvem, este é o propósito do iCloud Keychain. Com segurança de criptografia AES 256-bit, integrado ao sistema, você vai preencher um campo de senha o iCloud Keychain vai sugerir uma senha para você.  Além de senhas, ele pretende que você guarde seus dados de cartão de crédito junto com os dados de senhas. 

Multiple Displays


Multiple displays

No OSX Mavericks, você poderá agora ter telas independentes, o que ajuda e facilita muito para a integração com os aplicativos. Deste modo, você pode trabalhar com uma tela fullscreen e a outra em modo normal, sem que a fullscreen saia da tela completa enquanto move o mouse ou interage com a outra tela. Agora também o dock estará disponível para ambas as telas, quando o mouse estiver sobre uma tela aparecerá o dock. 

Notificações


Notificações

Agora nas notificações você verá tudo, inclusive quando fechar a tampa, ao abrir estará tudo que aconteceu enquanto você estava "dormindo". Updates de websites poderão aparecer em sua notificação, assim como chamadas de facetime, email, mensagens no iMessage.

Abas no finder


Abas no Finder

As abas no finder vão auxiliar bastante quem tem muitas janelas de finder abertas. Assim como em outros programas como o Photoshop, você poderá arrastar arquivos entre as abas.

Tags


Tags no finder

Agora você poderá taggear tudo, organizar seus arquivos, fotos e etc por tags. Estas tags vão influenciar nas buscas do finder. Na barra lateral terão as tags usadas para que você possa organizar seus arquivos sem usar organização de pastas, ou seja, um arquivo poderá estar em diversas tags ao mesmo tempo, o que era impossível com o uso de pastas.

Avanços tecnológicos

O Mavericks traz como principal avanço tecnológico a economia de energia. O Timer coalescing faz com que ao invés do processador falhar pouco tempo e processar tudo em tempo real, ele agrupa tarefas e processa todas de uma vez, aumentando o tempo de idle, assim reduzindo o consumo de energia em até 72% segundo a empresa. 

Quando uma janela estiver sobre a outra, a janela de baixo não usará processamento nem memória, assim será reservada mais memória somente para o que estiver aberto e na frente. 

Compressão de memória, agora o sistema vai calcular o que não está sendo usado no momento e comprimir, liberando assim muito mais memória para o estado de memória livre, para ser usada por aplicativos abertos e para abrir novos aplicativos e documentos. 

O novo OSX Mavericks não está disponível ainda para atualização, somente os desenvolvedores cadastrados na Apple Store poderão fazer o download imediato dele. Segundo a empresa será lançado ainda neste outono (nos Estados Unidos).