5 modelos de fluxogramas para download

Tipos de fluxogramas: O Oficina da Net disponibiliza para você 5 modelos de fluxograma para que você veja e entenda com funciona essa ferramenta tão comum e difundida em diversos meios, desde a computação até gestão de qualidade em negócios.

Comentários Eduardo Barbian   -

Fluxograma é uma ferramenta de gestão que auxilia e muito a entender como processos funcionam, além de permitir organizar dados para que haja um melhor entendimento dos meios envolvidos. Veja também tipos de organogramas.

Um fluxograma permite em um processo a visualização dos momentos de decisão, identificação de entrada e saída de dados, assim como seu fluxo operacional e todas suas operações. O fluxograma ainda permite descrever toda a sequência de etapas de um processo.

TIPOS DE FLUXOGRAMAS

Diagrama de blocos: Também conhecido como fluxograma linear, é uma espécie de diagrama mais simples, composto apenas por blocos e não envolve tomada de decisões, permitindo uma rápida noção da sequência de funcionamento de um processo. Muito utilizado em instruções de trabalhos simples e macro fluxo de processos.

Download Diagrama de Blocos

Fluxograma de processo simples: É basicamente um diagrama de blocos acrescido de um operador de decisão. Muito útil para indicar uma sequência de funcionamento em processos simples, que depende de uma condição para executar um tipo de tarefa.

Download Fluxograma Simples

Fluxograma Funcional: Mostra a sequência das atividades de um processo entre as áreas ou seções por onde ele flui. Útil para processos que não se completam em uma única área, podendo indicar também os responsáveis por cada setor. Esse tipo de fluxograma também pode apresentar uma linha de tempo cronológica, permitindo verificar se existem gargalos no processo.

Download Fluxograma Funcional

Fluxograma Vertical: Também denominado diagrama de processo, é um fluxograma de formato diferente, composto por colunas verticais onde estão disponíveis simbologias referentes aos tipos de processo, descrição, e outra informações referentes à operação.

Download Fluxograma Vertical

Fluxograma ANSI: É o mais completo dos fluxogramas e mais utilizado, apresentando uma relação fiel da interação entre as etapas do processo. Possui essa denominação pois foi desenvolvido pela American National Standards Institute. Esse tipo de fluxograma tem origem na programação de sistemas, mas atualmente é muito utilizado em gestão de qualidade e negócios.

Download Fluxograma ANSI

Você pode conferir mais sobre fluxogramas neste link do Oficina da Net.

Com informações do: Doceshop

 

JUNTE-SE À DISCUSSÃO
Faça um comentário sobre este assunto
Enviar
  • Márcio Bohrer Márcio Bohrer Administrador Perg. 107 Resp. 313
    Há 1 ano
    E aí. Tudo bem? Opa, vamos colocar ali no post. Abraço.
    0 Responder
  • Roberto Machado Roberto Machado Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    Olá Eduardo, parabéns pelo post. Eu também escrevo sobre fluxogramas em meu blog e o modelo de fluxograma vertical que você disponibilizou foi eu que fiz. :) Ele é desse post aqui http://bit.ly/1s0i74O . Fico feliz que você tenha compartilhado ele, acredito que informação é pra isso mesmo. Peço apenas que cite a fonte por favor. Um abraço meu caro e mais posts fodásticos pra você. ;)
    0 Responder
  • Fulano Tal Fulano de Tal Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 3 meses
    Olá, sou desenvolvedor de software e meu chefe quer registrar o sistema no INPI, olhei inumeros exemplos na internet, mas todos seguiam um fluxo... A minha dúvida é, como fazer um fluxograma de um sistema que possui N possibilidades de ações do usuário depois que ele loga? (sistema com diversas opções no menu)Se alguém pudesse me dar uma luz, agradeceria.
    0 Responder
  • Estevao Schuh Estevao Schuh Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 3 meses
    Olá Fulano de Tal. Poderia ser mais específico? Talvez eu possa lhe ajudar!
    0 Responder
  • Fulano Tal Fulano de Tal Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 3 meses
    Imagina um sistema simples, o usuário loga e tem um menu a disposição, ele pode cadastrar clientes, montar documentos, emitir relatórios, alterar as configurações do sistema, entre outras coisas, ou seja, o usuário decide o que quer fazer. Agora o dono do sistema quer registrá-lo no INPI e é necessário criar um fluxograma desse sistema, como montar um fluxograma disso?
    0 Responder
  • Estevao Schuh Estevao Schuh Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 3 meses
    Fulano, o desafio é grande, mas impossível é Deus pecar! Então veja o blog do Roberto Machado> http://bit.ly/1s0i74O . Outra dica é o canvas, talvez pode ajudar.
    0 Responder
Últimas publicações
TOPO