O Photoshop está ganhando uma versão gratuita. Isso é o que indicam os testes que a Adobe tem feito, oferecendo uma versão online do editor de imagens mais famoso do mercado. A novidade pode ser uma estratégia da empresa que tem recebido duras críticas em relação aos preços dos seus softwares de edição e produtividade, o que faz muitos aderirem a outras ferramentas, como o Canva, por exemplo.

Os testes da versão online do Photoshop começaram em outubro de 2021, quando a empresa lançou uma versão do programa apenas para assinantes, Agora, porém, o serviço está disponível em um modelo "freemium", isto é, grátis para todo, mas com uma versão "capada" do programa original. Para obter todos os recursos, é necessário obter uma assinatura da plataforma.

A versão online do Photoshop ainda não pode ser chamada de Photoshop, devido a ausências de muitos recursos (Crédito: Reprodução/Adalton Bonaventura)

Atualmente, poucos recursos estão disponíveis na ferramenta, limitando-se apenas a edições mais básicas, como criar máscaras, fazer seleções e assim por diante. A empresa também prometeu que no futuro, irá adicionar mais ferramentas, incluindo Seleção de Objetos, Laço Poligonal e outras.

"Visualize os recursos de edição do Photoshop disponíveis na Web através dos navegadores Chrome e Edge. Com o Photoshop na web beta, você e os membros de sua equipe podem fazer edições rápidas, retocar e ajustar imagens. Os recursos de edição limitados incluem camadas simples, ferramentas de seleção, mascaramento e muito mais", disse a empresa em um anúncio.

Para acessar a versão online e gratuita do Photoshop acesse o site — clicando aqui — e crie uma conta na Adobe, utilizando um email válido ou apenas conectando na sua conta do Google, Apple ou Facebook.