Uma das características mais curiosas da comunidade entusiasta de teclados mecânicos é ver a grande tendência de seus membros pela escolha ou preferência de modelos com um tamanho reduzido, chegando a até mesmo opções sem teclas de funções e navegação, tudo por algo mais compacto e "modesto".

Os teclados TKL (ten key less) vêm ganhando uma popularidade surpreendente no mercado, pois vemos cada vez mais marcas investindo em opções com esta escolha de design. A pouquíssimo tempo atrás os únicos teclados TKL conhecidos no mercado eram alguns como o Quickfire Stealth, no entanto, com o aumento da própria popularidade dos teclados mecânicos, os modelos TKL começaram a ganhar cada vez mais espaço.

Cooler Master Quick Fire Stealth, um dos produtos que popularizaram os teclados TKL
Cooler Master Quick Fire Stealth, um dos produtos que popularizaram os teclados TKL

Com os novos produtos da linha Master a Cooler Master resolveu renovar também o seu modelo TKL e, seguindo a tendência de outros produtos da marca que utilizam acrônimos em seus nomes (L = Grande ou Full-size, M = Médio ou 85% e S = Pequeno ou TKL), temos o charmoso Cooler Master MasterKeys Pro S.

Clique aqui para ver o review do MasterKeys Pro L Crystal Edition

Clique aqui para ver o review do MasterKeys Pro M

DESIGN

Algo que me agrada muito na Cooler Master é a sua maneira de abordar o design de seus produtos. Ao contrário de outras marcas, a CM foca tanto em simplicidade e objetividade que sequer utiliza um logo da marca na parte superior de seus teclados, assim como também não se importa com perfumaria fúteis e oferece o melhor possível no quesito estético que realmente interessa a compradores: Sua iluminação.

Foto do MasterKeys Pro S
Foto do MasterKeys Pro S

Dois dos componentes necessários para oferecer uma iluminação de qualidade são bons LEDs e uma boa MCU, e nisto a Cooler Master pode se vangloriar, pois ela possui alguns dos teclados com a iluminação mais bonita do mercado tradicional, ficando atrás apenas da Ducky e da Logitech na minha opinião.

O Pro S utiliza um tamanho conhecido no mercado como TKL, do inglês "Ten Keys Less" ou "Dez Teclas a Menos", largamente preferido principalmente por entusiastas, que costumam preferir modelos mais compactos pelo charme intrínseco deste tipo de produto, muitas vezes com a ideia de que "quanto menor, melhor". A Cooler Master vai além de características básicas de produtos deste nicho e também oferece um cabo removível para tornar a usabilidade do produto ainda maior.

Cabo removível do MasterKeys Pro S
Cabo removível do MasterKeys Pro S

É uma pena que marcas ainda não resolveram investir no financiamento de suas OEMs para a fabricação de teclados em ABNT, isto certamente ajudaria muito o mercado nacional a se desenvolver, o que é visível pela popularidade do MasterKeys Pro M, o único teclado com modelo ABNT da Cooler Master. É claro que sei que não vale a pena reclamar disto pois a mudança traria um aumento no custo de produção, mas é sempre válido colocar este assunto em evidência, principalmente quando se trata da CM, que oferece ao menos um de seus modelos com dedicação aos brasileiros.

Foto do MasterKeys Pro M
Foto do MasterKeys Pro M

As keycaps, como sempre, são o principal motivo de reclamação que tenho nos teclados da Cooler Master, pois uma das piores que encontramos no mercado são as oferecidas pela OEM da marca, a Solid Year. As utilizadas no Pro S são feitas em plástico ABS e impressas à laser, o que faz com que elas sejam muito mais frágeis do que keycaps feitas em plástico PBT e impressas com o método double-shot, o que é realmente uma pena para um teclado que aparenta ser tão resistente e durável.

Keycaps do MasterKeys Pro S
Keycaps do MasterKeys Pro S

Além do seu cabo removível com saída na horizontal, o teclado também acompanha em sua caixa um removedor de keycaps de arame, que particularmente é o meu tipo favorito deste acessório. Outros fatores poucos relevantes mas que merecem ser citados são os apoios de elevação e os pés do teclado, que são de qualidade e aparentemente resistentes.

Pés do MasterKeys Pro S
Pés do MasterKeys Pro S

ESPECIFICAÇÕES

Especificações fornecidas pelo fabricante:

  • Dimensões: 359x x 130.8 x 39mm
  • Peso (Sem o cabo): 930 g
  • Tamanho do cabo: 1.5 Meters
  • Tipo do Switch: CHERRY MX
  • Layout: 87/88 teclas (Tenkeyless)
  • Taxa de resposta: 1000Hz (1ms)
  • Taxa de repetição: 1x / 2x / 4x / 8x
  • MCU de 32bit ARM Cortex M3
  • Memória interna de 512KB
  • Sistema On-the-fly de configuração de Macros e Iluminação

SOFTWARE

O software do Pro S é absurdamente simples e fácil de usar, afinal, a Cooler Master resolveu nem se preocupar muito com a adição de recursos inúteis, foi direto ao ponto colocando uma ferramenta de configuração completa da iluminação e perfis do teclado. Um dos prováveis motivos da marca não investir em algo muito complexo pode ser a capacidade imensa de modificações que podem ser feitas diretamente pela tecla Fn:

Vídeo incorporado do YouTube

Existem apenas duas sessões no software do Pro L. Na primeira você pode configurar a iluminação do teclado, onde podem ser configurados 13 efeitos de iluminação modificáveis ou simplesmente desligar os LEDs. É possível escolher a direção da animação de luzes, escolher as cores precisamente em uma escala RGB e indicar uma velocidade de animação para os efeitos. Vale lembrar que o software oferece a opção "Status do sistema", no qual os LEDs mostram um gráfico de uso da CPU ou então um espectrograma de cores que variam de acordo com a música que você estiver ouvindo.

Nesta aba você também encontra o recurso de repetição de tecla (key repeat rate), que serve, basicamente, para aumentar a velocidade de repetição de uma tecla quando você mantém ela pressionada.

Software do MasterKeys Pro S
Software do MasterKeys Pro S

Na segunda aba você pode importar e exportar perfis para o teclado, um recurso adicionado pela marca para que usuários possam compartilhar configurações de iluminação entre si.

Software do MasterKeys Pro S
Software do MasterKeys Pro S

Para concluir sobre o software da Cooler Master, posso dizer que gostei da simplicidade e da objetividade proposta, mas ainda não consigo me acostumar com a ideia da necessidade de aplicar as alterações sempre antes de sair. Outro aspecto que me frustrou é a precisão do efeito "Status do sistema" que é um tanto atrasado e não consegue acompanhar o ritmo das músicas, uma pena para uma MCU que parece tão potente. A transição entre perfis (que são 4) é bastante prática também, então, não tenho muito a reclamar, o único recurso que talvez faça falta para alguns usuários é um modulo de configuração de macros.

CONSTRUÇÃO INTERNA

Assim como os outros teclados da linha MasterKeys, o Pro S também utiliza uma backplate branca sob o case superior para melhorar sua iluminação.

Backplate do MasterKeys Pro S
Backplate do MasterKeys Pro S

Os switches do teclado são fabricados pela alemã Cherry, conhecidos mundialmente como uma das melhores marcas disponíveis no mercado, principalmente pelo controle de qualidade absurdo pelo qual seus produtos passam.

do MasterKeys Pro S
Switches Cherry do MasterKeys Pro S

A controladora do teclado é uma Holtek HT32F1654, a mesma utilizada no Pro L Crystal que testamos. Este é um dos componentes que a Cooler Master gosta de destacar em seu marketing por seu poder de processamento, sendo o principal responsável pela qualidade da iluminação destes teclados.

MCU do MasterKeys Pro S
MCU Holtek HT32F1654 do MasterKeys Pro S

Os LEDs do teclado são todos SMD de altíssima qualidade, o que pode garantir uma vida útil excelente ao menos no quesito iluminação.

Traseira dos LEDs do MasterKeys Pro S
Traseira dos LEDs do MasterKeys Pro S

Os componentes da PCB são todos muito bem distribuídos e organizados, assim como as soldas são bem feitas e aparadas, portanto, é bastante provável que um teclado como este não sofra com problemas relacionados à durabilidade de funcionamento.

Componentes da PCB do MasterKeys Pro S
Componentes da PCB do MasterKeys Pro S

A PCB de maneia geral é bastante bonita e bem feita, tendo somente alguns pequenos fotos de resíduos da limpeza, como no centro, no canto inferior da imagem abaixo, mas isto não resulta em problema algum à funcionalidade do teclado.

Foto da PCB do MasterKeys Pro S
Foto da PCB do MasterKeys Pro S

DESEMPENHO

Embora que este seja o meu primeiro review de um teclado TKL, o Pro S não é o primeiro produto com este design que testei, no entanto, posso dizer com certeza que teria as mesmas experiencias iniciais que tive anteriormente, principalmente quando se trata da dificuldade de se acostumar com a inexistência de um teclado numérico no canto direito.

Como jogador de CS:GO, sempre utilizei o teclado numérico para gravar binds de compras de armas e equipamentos, o que me fez pensar que seria bastante difícil me acostumar com a falta de um pedaço do teclado, mas acabei descobrindo que me enganei, é muito mais fácil se acostumar do que imaginava, tanto que, nos últimos teclados full-size que testei, acabei até mesmo esquecendo que eles possuem essa "parte a mais" e muitas vezes ficava comprando tudo pelo menu de compras do CS.

Foto do MasterKeys Pro S
Foto do MasterKeys Pro S

Se você está pensando em comprar um teclado TKL mas está com medo, não tenha dúvidas, é apenas uma questão de tempo até você se acostumar com ele. No meu caso, me acostumei em menos de uma semana. Se assim como eu você praticamente não utiliza o teclado numérico, acredite, ele não precisa estar aí ocupando espaço na sua mesa. 

O Pro S é simples, muito bonito e utiliza componentes de qualidadeFalando mais especificamente sobre o teclado, devo dizer que ele não é nada mais ou nada a menos do que eu esperava da Cooler Master: O Pro S é simples, muito bonito, utiliza componentes de qualidade e, fora suas keycaps, tem a tendência de ser muito durável.

A iluminação do teclado pode até ser boa, mas o fato dela ser feita por switches Cherry MX acaba desfavorecendo um pouco a inscrição de suas teclas, pois qualquer caractere que não esteja exatamente sobre o LED é desfavorecido, um problema que não costuma acontecer tão facilmente com switches como o Romer G, que possuem o canal de luz em seu centro, e não no topo como nos Cherrys.

Foto do MasterKeys Pro S
Foto do MasterKeys Pro S

VEREDITO

Como o primeiro teclado mecânico TKL que analiso, devo dizer que gostei do Cooler Master MasterKeys Pro S muito mais do que esperava. Embora não me falte espaço na mesa, a sua portabilidade me ofereceu um conforto maior por justamente oferecer a sensação de ter mais espaço sobrando. A objetividade do produto, como já dito anteriormente, é um dos aspectos que mais me agrada, afinal, não tenho nada de logos piscando ou desenhos exorbitantes chamando a minha atenção, tenho apenas uma iluminação de qualidade em um teclado simples e muito bonito.

Atualmente não temos muitas opções de qualidade semelhante à do Pro S disponíveis no mercado brasileiro para comparar, mas acredito que as mais populares sejam o K65 da Corsair e o G410 da Logitech, ambos teclados consideravelmente bons pelo pouco que sei a respeito deles, mas também mais caros e, sinceramente, não tão bonitos quanto o Pro S, que de ponto negativo tem apenas as suas keycaps de baixa qualidade.

Foto do MasterKeys Pro S
Foto do MasterKeys Pro S

Se você está buscando um teclado TKL, acredito que a melhor opção disponível atualmente seja mesmo o Pro S, pelo menos até a chegada do G Pro da Logitech, que promete ser muito barato. Este teclado pode ser encontrado na loja da nossa parceira Player ID por R$598,88, um preço alto mas justo, que eu particularmente esperava ser mais baixo, e não praticamente o mesmo dos teclados Pro M e Pro L. Aparentemente foi uma escolha da própria Cooler Master oferecer toda a linha MasterKeys por um valor parecido.

[OBJ_REL]219[/OBJ_REL]