O Mercado de teclados mecânicos foi sempre muito calcado nos estilos clássicos dos primeiros modelos do gênero que o mercado conheceu: cases brancos ou pretos, perfil alto e, inicialmente, nenhuma iluminação, no entanto, com a popularização destes produtos, é bastante normal que surgissem com o tempo novas opções com visuais diferenciados e propostas extravagantes.

Com a chegada dos primeiros teclados mecânicos com iluminação RGB e a popularização deste tipo de produto proporcionada pela Corsair em 2014, lançando seus teclados com os primeiros switches Cherry RGB, o investimento da indústria em modelos coloridos era iminente, chegando a oferecer até mesmo opções "transparentes", para supostamente melhorar ainda mais a iluminação.

Com a chegada de seus novos produtos em 2016, a linha "Master" da Cooler Master trouxe aos consumidores brasileiros uma nova opção de teclado mecânico full-size, o MasterKeys Pro L. No entanto, engana-se quem acha que a empresa se limitou a trazer mais uma série tradicional de produtos, ela também optou por oferecer algo diferenciado aos entusiastas da área: o Masterkeys Pro L Crystal Edition, um teclado quase que completamente transparente.

Vídeo incorporado do YouTube

DESIGN

Em sua construção o MasterKeys Pro L é um teclado igual a qualquer outro modelo padrão do mercado, como os já conhecidos teclados da Ducky, que serviram de inspiração para boa parte dos produtos que encontramos hoje no mercado. O Pro L possui um perfil elevado, principalmente por utilizar o padrão clássico de produção de três níveis: Case superior, backplate e case inferior, um design que é facilmente identificado quando o comparamos com teclados como o CK104, da Motospeed, que não possui case superior, recebendo um design comumente chamado de "Teclas Flutuantes".

Foto do Pro L
Foto do CM MasterKeys Pro L

Como o foco do modelo Crystal é justamente o seu visual, é bastante claro que a Cooler Master resolveu investir ao máximo em algo que chame a atenção e possa conquistar entusiastas, no entanto, isto talvez pode acabar prejudicando o produto, deixando ele muito afastado da possibilidade de compra de um usuário que apenas queira um teclado diferenciado, principalmente pela escolha de utilizar keycaps sem inscrição e completamente transparentes.

Quanto à qualidade em si destas keycaps que acompanham o teclado, devo admitir que não tenho ideia de que tipo de material foi utilizado, no entanto, posso garantir que é um plástico que aparenta certa resistência, principalmente por parecer um tanto mais grosso que o comum.

Foto do CM MasterKeys Pro M
Foto do CM MasterKeys Pro L

Não há como negar, o case superior transparente valoriza absurdamente a qualidade da iluminação do teclado e, com a ajuda da backplate branca, os efeitos de iluminação são ainda mais brilhantes e as cores se espalham muito melhor ao longo do corpo do periférico, no entanto, nem tudo são flores, pois o posicionamento dos LEDs em switches Cherry pode ser meio desfavorável à proposta deste produto.

Já que os switches RGB da alemã Cherry possuem seus LEDs na parte superior do switch, é bastante óbvio que a sua parte inferior fique um tanto desvalorizada, no entanto, em teclados com keycaps "comuns" não percebemos este problema pelo simples fato da inscrição ser na parte de cima da tecla, logo acima da posição do LED, o que não acontece com uma keycap completamente transparente, que acaba tendo uma perda muito grande no visual por ter todo o inferior do switch e da tecla mal iluminado. Em switches como os Romer-G, utilizados pela Logitech, isto não acontece, pois o duto de condução de luz utilizado no centro do switch garante que a iluminação seja alinhada com o centro da keycap.

Mal consigo imaginar o quão lindo seria um teclado com switches Romer-G e keycaps transparentes

Tudo bem, você pode até pensar que isto pode ser um grande problema para um teclado focado no visual, no entanto, acalme-se, pois existe uma "modificação" que deixa o MasterKeys Pro L Crystal Edition ainda mais bonito do que em seu modelo original: um set de keycaps brancas:

Foto do CM MasterKeys Pro M
Foto do CM MasterKeys Pro L

Sério... Este é simplesmente o full-size mais bonito que já vi em toda a minha vida. Além da iluminação oferecida pela OEM iOne ser excelente, um set de keycaps brancas combina muito bem com a backplate de mesma cor e dá um visual de brilhar os olhos neste teclado.

Caso você esteja se perguntando, este é um set de keycaps ABS da Ducky. Se você gostaria de ver um set como este à venda na loja da Player ID, deixe um comentário no final do post!

Outro aspecto do teclado que não chega a ser um problema, mas que desvaloriza o visual incrível do Pro L, é o seu cabo. Tudo bem, ele é removível, é de qualidade e isto é excelente para qualquer periférico, mas no caso desta edição Crystal, seria muito mais interessante ter um cabo branco, mesmo que ele fosse de borracha ou plástico, e não trançado com nylon como são os cabos da linha Master da marca.

Foto mostrando o cabo removível do Pro L
Foto mostrando o cabo removível do Pro L

 

ESPECIFICAÇÕES

Especificações fornecidas pelo fabricante:

  • Dimensões: 439.23 x 130.32 x 41.95 mm
  • Peso: 1090 g
  • Switches Cherry MX
  • Iluminação RGB
  • Frequência de resposta de 1000Hz
  • MCU de 32bit ARM Cortex M3
  • 512KB de memória interna
  • Sistema de gravação de macros e iluminação on-the-fly
  • Cabro destacável com Micro-USB
  • Cabo de 1,5M
  • Garantia de 2 anos

SOFTWARE

O software do Pro L é absurdamente simples e fácil de usar, afinal, a Cooler Master resolveu nem se preocupar muito com a adição de recursos inúteis, foi direto ao ponto colocando uma ferramenta de configuração completa da iluminação e perfis do teclado. Um dos prováveis motivos da marca não investir em algo muito complexo pode ser a capacidade imensa de modificações que podem ser feitas diretamente pela tecla Fn:

Vídeo incorporado do YouTube

Existem apenas duas sessões no software do Pro L. Na primeira você pode configurar a iluminação do teclado, onde podem ser configurados 13 efeitos de iluminação modificáveis ou simplesmente desligar os LEDs. É possível escolher a direção da animação de luzes, escolher as cores precisamente em uma escala RGB e indicar uma velocidade de animação para os efeitos. Vale lembrar que o software oferece a opção "Status do sistema", no qual os LEDs mostram um gráfico de uso da CPU ou então um espectrograma de cores que variam de acordo com a música que você estiver ouvindo.

Configuração de iluminação no Pro L
Configuração de iluminação no software do Pro L

Na segunda aba você pode importar e exportar perfis para o teclado, um recurso adicionado pela marca para que usuários possam compartilhar configurações de iluminação entre si.

Configuração de macros no software do Pro L
Configuração de perfis no software do Pro L

Para concluir sobre o software da Cooler Master, posso dizer que gostei da simplicidade e da objetividade proposta, mas ainda não consigo me acostumar com a ideia da necessidade de aplicar as alterações sempre antes de sair. Outro aspecto que me frustrou é a precisão do efeito "Status do sistema" que é um tanto atrasado e não consegue acompanhar o ritmo das músicas, uma pena para uma MCU que parece tão potente. A transição entre perfis (que são 4) é bastante prática também, então, não tenho muito a reclamar, o único recurso que talvez faça falta para alguns usuários é um modulo de configuração de macros.

CONSTRUÇÃO INTERNA

Assim como no MasterKeys Pro M, o Pro L também utiliza uma backplate branca para melhorar o desempenho de sua iluminação. Esta é uma estratégia utilizada por boa parte dos fabricantes, mas principalmente quando se trata da Solid Year.

Backplate branca do Pro L logo abaixo das keycaps
Backplate branca do Pro L logo abaixo das keycaps

O primeiro aspecto que me chamou a atenção quando abri o Pro L é uma espécie de proteção colada no encaixe do conector USB. Eu até tentei, mas não consegui entender qual é a utilidade dela, pois ela não estava cobrindo nenhum componente diferentes, parece ser algo feito realmente para o formato da cavidade do conector atrás do teclado.

Proteção plástica que fica atrás do conector Micro-USB
Proteção plástica que fica atrás do conector Micro-USB

A MCU do teclado é uma Holtek HT32F1654, uma controladora de 32 bits poderosa que explica muito bem a qualidade incrível da iluminação deste teclado e a quantidade de modificações que podem ser feitas nele.

MCU do Pro L
MCU do Pro L

Os LEDs do Pro L são todos SMD de qualidade excelente, provavelmente os melhores que já vi, tão bons quanto os da Ducky. Eu infelizmente não posso dizer se o Pro L original utiliza este mesmo LED, mas sei que o Pro M usa um modelo um pouco mais simples que este presente no Crystal Edition.

LEDs SMD de alta qualidade na PCB do Pro L Crystal
LEDs SMD de alta qualidade na PCB do Pro L Crystal

O conector micro-USB do teclado é muito bem preso à carcaça e passa uma sensação de segurança digna de um verdadeiro teclado de elite.

Conector Micro-USB do Pro L
Conector Micro-USB do Pro L

O conector interno e as soldas em geral são todos muito bem feitos, uma qualidade característica da Solid Year, que sempre deixa um capricho invejável em sua construção interna, mesmo que alguns focos de resíduos de limpeza ainda sejam visíveis.

Conector e soldas bem feitas no Pro L
Conector e soldas bem feitas no Pro L

De maneira geral o Cooler Master MasterKeys Pro L em sua edição Crystal é absurdamente bem feito internamente, simplesmente não há o que reclamar.

Visão geral da construção interna do Pro L
Visão geral da construção interna do Pro L

DESEMPENHO

Durante meu período de testes do Pro L posso dizer que não tive absolutamente nenhum problema, ele é um teclado excelente e funciona tão bem quanto qualquer outro produto da Cooler Master que já testei, no entanto, é impossível não entrar novamente na discussão a respeito da funcionalidade dele, que querendo ou não é afetada pelas keycaps transparentes, mesmo que este seja um recurso pensado para gamers.

Se você não está acostumado a digitar sem olhar para um teclado ANSI, a edição Crystal do Pro L realmente pode ser uma pedra no seu sapato, afinal, as keycaps dele sequer possuem uma saliência como costumamos ver em outros produtos para indicar onde ficam as teclas de referência, como você leitor pode ver aí no seu teclado nas letras "F" e "J". Até mesmo eu, que trabalho o dia todo escrevendo em um computador há 4 anos tive uma certa dificuldade sempre que precisava começar a escrever algum texto.

Foto do CM MasterKeys Pro M
Foto do CM MasterKeys Pro L

Para resolver este "problema" como eu já disse anteriormente, resolvi utilizar um set de keycaps brancas da Ducky que a Player ID me mandou, e foi aí que eu percebi: POR QUE DIABOS a Cooler Master não fez este teclado com keycaps brancas? Elas ficam absurdamente lindas nesse teclado semitransparente com uma backplate -BRANCA-. Na moral, me diz se não é um dos teclados mais lindos que você já viu na sua vida!?

Os switches do Pro L são os conhecidos da alemã Cherry, o que recebi para testar utiliza Cherry MX Blue, que eu particularmente não gosto muito, mas ele também pode ser encontrado no modelo Brown. Você provavelmente já deve saber, mas a Cherry é conhecida mundialmente como uma das melhores fabricantes de interruptores mecânicos e é inspiração para diversas marcas alternativas e mais baratas que já surgiram na China.

Switches Cherry Mx Blue
Switches Cherry Mx Blue

Se você não gosta de switches barulhentos demais, mas ainda assim gosta de um pequeno retorno tátil, recomendo fortemente que você invista em um modelo com o switch brown ou, se preferir, pode também apostar em um modelo comum do Pro L que também oferece a opção do Cherry MX Red, que é linear e mais leve.

VEREDITO

O MasterKeys Pro L Crystal Edition não é apenas uma variação de um dos melhores teclados mecânicos disponíveis no mercado brasileiro, ele também é um dos mais bonitos, principalmente se você seguir a dica de utilizar um set de keycaps brancas nele.

É bastante óbvio que a Cooler Master não conseguiu agradar a todos com este teclado, afinal, ele é um modelo com uma proposta diferente para quem busca justamente algo que saia dos padrões do mercado. Se você é um destes usuários que não costuma utilizar o seu teclado para extensas digitações ou basicamente já está tão acostumado com o layout ANSI que nem precisa mais desviar os olhos do monitor, o Cooler Master MasterKeys Pro L Crystal Edition certamente pode suprir qualquer necessidade que você venha a ter.

Foto do CM MasterKeys Pro M
Foto do CM MasterKeys Pro L

Este Pro L que testamos foi cedido pela Player ID, a única loja do Brasil a receber a exclusividade temporária da edição Crystal. Para comprar um teclado como este para você, clique aqui. Você também pode conhecer mais produtos da Cooler Master na Player ID clicando aqui.

E você, compraria um teclado como este? Deixe sua opinião nos comentários!

[OBJ_REL]186[/OBJ_REL]