A Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital) representa uma evolução tecnológica que visa proporcionar maior comodidade e facilidade aos motoristas brasileiros. Esse documento possui a mesma validade jurídica que a versão física, mas apresenta a vantagem de estar sempre à mão, dentro do seu smartphone. Além disso, a CNH Digital também contribui para o meio ambiente, reduzindo o uso de papel e tinta para a impressão das carteiras físicas.

Essa inovação traz consigo algumas dúvidas, especialmente sobre como fazer para baixar e usar a CNH Digital. Para te auxiliar nesse processo, vamos explicar passo a passo como baixar e configurar a sua CNH Digital no tutorial a seguir. Então, se você é um motorista que quer aproveitar a praticidade de ter a sua habilitação no celular, continue acompanhando para aprender como fazer isso.

Como baixar CNH digital no celular?

Tempo necessário: 5 minutos

Se você é um motorista que quer aproveitar a praticidade de ter a sua habilitação no celular, continue acompanhando para aprender como fazer isso.

  1. Verifique se você possui a versão atualizada do aplicativo "Carteira Digital de Trânsito" instalado no seu celular. Esse aplicativo é desenvolvido pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e está disponível gratuitamente na App Store (iOS) e na Google Play Store (Android).

    Passo 1 de: Como baixar CNH digital no celular?
  2. Após instalar o aplicativo, abra-o e clique em "Entrar com gov.br". Caso você ainda não tenha uma conta gov.br, será necessário criar uma. Para isso, siga as instruções apresentadas na tela. Se você já tiver uma conta, basta inserir o CPF e senha, conforme as imagens abaixo.

    Passo 2 de: Como baixar CNH digital no celular?
  3. Após fazer login, você será redirecionado para a tela inicial do aplicativo. Localize a seção "Condutor" e selecione "Acessar CNH".

    Passo 3 de: Como baixar CNH digital no celular?
  4. Na próxima tela, você terá a opção de adicionar a CNH digital. Clique em "Baixar CNH".

    Passo 4 de: Como baixar CNH digital no celular?
  5. Antes de adicionar o primeiro documento à Carteira Digital de Trânsito, é necessário cadastrar uma senha de 4 dígitos. Escolha uma senha que você se lembrará posteriormente e repita-a para concluir o cadastro. O aplicativo também oferece a opção de utilizar o leitor biométrico do seu dispositivo para desbloquear a Carteira Digital de Trânsito nas próximas vezes, dispensando a utilização da senha anteriormente cadastrada.

    Passo 5 de: Como baixar CNH digital no celular?
  6. Feito o passo a passo acima, você será direcionado à versão digital de sua CNH. Nela, estarão todas as informações contidas na física. Desça a tela até encontrar a opção “Exportar”. Clique nela, e escolha onde você deseja salvar o seu documento.

    Passo 6 de: Como baixar CNH digital no celular?

O que é o aplicativo Carteira Nacional de Habilitação Digital?

A Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital) é uma versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que pode ser acessada por meio de um aplicativo no celular. Desenvolvido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o aplicativo permite que os condutores tenham acesso à sua CNH de forma digital, facilitando o armazenamento e a apresentação do documento em situações que exigem a comprovação da habilitação.

A CNH Digital possui a mesma validade jurídica da versão física e contém todas as informações presentes no documento tradicional, como fotografia, dados pessoais, categoria de habilitação, entre outros. Através do aplicativo, os condutores podem exibir a CNH em formato digital para as autoridades de trânsito, seja para identificação pessoal ou para apresentação em fiscalizações de trânsito.

Para utilizar a CNH Digital, é necessário que o condutor possua uma CNH impressa com QR Code, que é um código de barras bidimensional que permite a leitura das informações do documento. Após o download do aplicativo CNH Digital, o condutor deverá fazer um cadastro, seguir as etapas de validação e criar uma senha de acesso. Uma vez cadastrado, o usuário poderá visualizar e utilizar a CNH Digital por meio do aplicativo.

É importante ressaltar que a CNH Digital é opcional e não substitui a versão impressa da carteira de habilitação. O condutor pode optar por utilizar a CNH Digital como uma forma adicional de portar sua habilitação, mas é recomendado que também tenha consigo a versão física do documento em caso de necessidade.

O que é possível acessar no aplicativo?

No aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital), é possível acessar diversas informações e funcionalidades relacionadas à sua habilitação. Alguns dos recursos disponíveis no aplicativo incluem:

  • Visualização da CNH Digital: Você poderá visualizar uma versão eletrônica da sua Carteira Nacional de Habilitação, contendo todas as informações presentes na versão física, como nome, foto, número do documento, categoria de habilitação, data de validade, entre outros dados.
  • QR Code: A CNH Digital possui um QR Code que pode ser escaneado para verificar a autenticidade e a validade do documento. Esse código é utilizado em situações em que é necessário apresentar a CNH, como em abordagens de fiscalização de trânsito.
  • Documento do veículo: Além da CNH, o aplicativo também permite que você acesse o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em formato digital, facilitando a apresentação do documento quando necessário.
  • Notificações e alertas: O aplicativo pode enviar notificações e alertas relacionados à sua habilitação, como lembretes de renovação, informações sobre multas ou pontos na carteira, entre outros avisos importantes.
  • Consulta de pontuação e infrações: É possível verificar a pontuação da sua carteira de motorista, assim como consultar eventuais infrações registradas em seu nome.
  • Validação de documentos: O aplicativo oferece a opção de validar a autenticidade de documentos digitais recebidos, como multas e notificações, por meio da leitura de QR Code.

É importante ressaltar que a disponibilidade de alguns recursos pode variar de acordo com as regras e regulamentações de cada estado brasileiro, bem como a compatibilidade do seu dispositivo móvel. Portanto, é recomendado verificar as funcionalidades específicas disponíveis no aplicativo de acordo com a sua localidade.