O Google Wallet (Carteira) ganhou finalmente acesso à CNH (carteira nacional de habilitação) em sua versão beta para Android nos EUA. A informação veio através do site 9to5google, que informa que testes com a carteira de motorista digital estão sendo realizados no estado de Maryland nos Estados Unidos.

Segundo o Google, neste momento o "recurso está sendo testado na versão beta e alguns recursos podem não funcionar conforme o esperado". A empresa aconselha aos participantes do programa de testes que "mantenha sua carteira de motorista física com você" por segurança.

Embora o Google Wallet para Android esteja iniciando seus testes com a utilização da versão digital da carteira de motorista, a versão do app para iOS já conta com a funcionalidade nos estados do Arizona, Colorado e Maryland. Para ter acesso a novidade, o usuário deverá ter um celular com Android 8 ou superior, de acordo com o Google. Segundo a empresa, a "CNH digital" no app Carteira tem como destaque os seguintes recursos:

  • Fácil: no ponto de verificação da TSA, basta tocar, revisar e confirmar
  • Privado: você controla o que é compartilhado do seu ID e quem pode vê-lo
  • Seguro: seu ID é criptografado com segurança e salvo em seu dispositivo, portanto, somente você tem acesso a ele.

Como é o processo para adicionar a CNH ao Google Wallet?

Versão digital da CNH dos EUA no aplicativo Google Wallet (Carteira). Fonte: 9to5google
Versão digital da "CNH dos EUA" no aplicativo Google Wallet (Carteira). Fonte: 9to5google

O processo de cadastro da CNH no Google Wallet requer fotos da frente e do verso do documento, além de um pequeno vídeo mostrando o rosto do usuário. Segundo o Google, as imagens serão enviadas ao emissor da CNH e em seguida para o sistema de armazenamento do aplicativo.

Captura de tela da versão digital da CNH dos EUA no aplicativo Google Wallet (Carteira). Fonte: 9to5google
Captura de tela da versão digital da "CNH dos EUA" no aplicativo Google Wallet (Carteira). Fonte: 9to5google

O Google diz que o armazenamento da CNH digital no Carteira é feito localmente e em um único dispositivo (celular ou tablet). É possível remover as imagens do aplicativo a qualquer momento através da conta Google.