O Google Wallet está finalmente sendo lançado através de uma atualização do aplicativo Google Pay, app com fundo branco e escrito "G Pay" com a letra G multicolorida. O objetivo do Google é fazer com que os usuários do Android substituam sua carteira física e utilizem os diversos serviços disponíveis em sua carteira digital.

O Google Wallet é um aplicativo de carteira digital que permite a utilização de cartões de crédito e débito digitais, além de passagens de transporte, ingressos, cartões de embarque em voos, cartões presentes digitais e até mesmo cartão de vacina. Há também o recurso de chave virtual para carros e carteira de estudante digital.

Interface do Google Wallet

Após a atualização do Google Pay para o Wallet, a primeira coisa que o usuário notará é que o bloco de configurações rápidas agora chama-se "Carteira". No aplicativo, você pode expandir o menu selecionando sua imagem de perfil para acessar os pagamentos, adicionar tíquetes do Gmail, revisar compras (detalhes da transação), atualizar seus ingressos e passagens (eventos e transportes) e mais.

Interface do novo aplicativo de carteira digital Google Wallet. Fonte: 9to5google
Interface do novo aplicativo de carteira digital Google Wallet. Fonte: 9to5google

Posteriormente, o Google pretende implementar a capacidade de utilizar o Wallet para exibir a carteira de motorista e o CPF do usuário, além de permitir a utilização de chaves virtuais de hotéis.

Lançamento e disponibilidade

Através da atualização 2.150.460235810 do Google Pay, o aplicativo da carteira digital do Google se transformará no Google Wallet. Seu lançamento já começou a ocorrer em mais de 40 países no mundo, incluindo o Brasil, mas o processo de atualização está acontecendo aos poucos.