O novo público alvo do Facebook no momento são os menores de 13 anos, estes, que pelas normas da rede social, não poderiam frequentar o ambiente. Para tanto, de acordo com o jornal The Wall Street Journal, a rede social de Mark Zuckerberg está desenvolvendo uma ferramenta que dará acesso aos menores de 13 anos a frequentar a rede social com a supervisão dos pais.

Assim, com os "novos" frequentadores da rede social a companhia iria ampliar os seus lucros, já que, o número de usuários em todo o mundo iria ter um aumento considerável. Atualmente a rede social conta com 900 milhões de usuários ao redor do mundo.

De acordo com o jornal, o Facebook já estaria testando diferentes tipos de mecanismos para poder conectar a conta da criança com a dos pais ou responsável, assim, o objetivo seria ter uma conta em conjunto, na qual os pais pudessem ficar acompanhando as movimentações dos filhos na rede social.

Outro objetivo da empresa, além da segurança, é poder cobrar dos pais os custos que os filhos acabam fazendo na rede social adquirindo jogos e aplicativos.

No entanto, nem tudo é tão simples assim, as autoridades americanas já estariam preocupadas de como a empresa pretende proteger a privacidade desses menores de 13 anos, já que, pela exposição poderia acarretar em problemas com pessoas mal intencionadas virtualmente.

O Facebook, por sua vez, disse que se preocupa com os riscos diante as autoridades, "mas acham que não podem fazer muito mais que analisar as maneiras de estabelecer controles que possam formalizar a presença das crianças na página".

"Relatórios recentes sublinharam que é muito difícil desenvolver restrições de idade na internet, especialmente quando os pais querem que seus filhos tenham acesso à conteúdos e serviços digitais", disseram os executivos da empresa ao jornal americano.

Atualmente a política do Facebook não permite que menores de 13 anos façam uso da rede social, porém, sabemos que não é difícil burlar a idade e frequentar o Facebook. De acordo com dados da revista Consumer Report que foram publicados no ano passado, aproximadamente 7,5 milhões de menores da idade permitida possuem uma conta no Facebook, e mais, 5 milhões deles são menores de dez anos.