Inspirado no site de compras coletivas Peixe Urbano, foi o começo da inspiração de dois jovens estudantes gaúchos para a criação de seu site, denominado Mendigo Urbano. Com uma idéia para ajudar moradores de rua, os dois jovens então criaram um site de compra coletiva de "passe" de moradores de rua, no valor de R$ 250,00, mas na verdade, não passa de uma compra fictícia, mas sim de ajuda.

O internauta que tiver a fim de ajudar compra um "passe" por parte, ou no total, o pagamento é feito por meio do serviço de pagamento on-line Paypal. Quando o internauta efetua a compra na íntegra, os moradores de rua que ganham com isso, pois eles recebem um "kit mendigo", onde tem neste kit, uma cesta básica, roupas e até mesmo um corte de cabelo.

Como o amigo leitor pode observar não se trata de uma brincadeira, mas sim de uma boa ação realizada por esses dois jovens, que de uma maneira estão ajudando os menos favorecidos. Um dos criadores do projeto, João Burzlaff Lopes de 19 anos, comenta sobre o site; "O assunto é sério, mas precisa ser tratado de forma descontraída para atrair a atenção das pessoas".

Já seu amigo e também criador da idéia Henrique Stein de 20 anos fala que, "A idéia já existia há uns dois meses, mas só conseguimos finalizar agora, e o site foi lançado na terça-feira". Para os "guris" o objetivo do site Mendigo Urbano é que as pessoas que utilizam internet, ou tenham compaixão com o próximo, possam colaborar, de forma coletiva e organizada, com os moradores de rua de sua região; assim quem colaborar com este projeto ganha um certificado de posse e podem entrar em um ranking de investidores.

Assim, o site já cadastrou até o momento quatro mendigos, três de Novo Hamburgo e um da capital gaúcha, isso tudo com direito a foto e texto de apresentação. Para os criadores da idéia, eles esperam que com o tempo, pessoas possam usar o site ainda para indicar moradores de rua de suas regiões para o cadastro e se o projeto der certo, eles cogitam ir atrás de parcerias para assim conseguir expandir ainda mais a atuação para além de suas cidades.

Que bela idéia, esperamos sim que de muito certo.