A Mozilla anunciou em seu blog oficial que já está desenvolvendo um sistema operacional "open source", isto é, com código aberto. A fundação, que é muito conhecida pelo seu navegador, o Firefox, já possui um nome para seu novo sistema operacional, será B2G, abreviatura de Boot to Gecko.

O B2G da Mozilla terá hospedagem para aplicativos e também documentos na nuvem. O novo sistema operacional de código aberto terá seu direcionamento para smartphones, tablets e também outros dispositivos portáteis. O propósito da Mozilla é criar um sistema operacional que seja completo, porém aberto e totalmente independente.

O B2G possui grande parte de sua programação baseada no Android, no entanto, a plataforma poderá barrar aplicativos e recursos do Google. Além dos serviços remotos tradicionais, a Mozilla quer incluir  ainda telefonia, SMS, câmera, porta USB, conexão Bluetooth e tecnologia NFC, este que possibilita pagamento pelo próprio celular. O código fonte do sistema operacional será compartilhado entre os colaboradores do projeto.