Segunda-Feira, 25 de abril. A localização do seu roteador Wi-Fi pode estar sendo captado pelos inúmeros dados de coleta da empresa Google, conforme o Jornal The Guardian.

Isso mesmo, pois a Google conta com imenso dados de coletas como o Google Maps, Earth, Street View e muito mais; e através desses aplicativos que seu roteador Wi-Fi pode estar sendo captado pela empresa Google.

Conforme notícia divulgada nesta segunda-feira no Jornal The Guardian, ao ser tirado fotos das ruas, casas, lojas e também redes Wi-Fi, a Google pode estar coletado informações de redes Wi-Fi abertas encontradas no caminho.

Essas informações estão sendo divulgadas, uma semana após dois pesquisadores de segurança descobrirem que o iPhone e o iPad mantém gravados no aparelho informações de todos os lugares em que o usuários destes mesmos estiveram, assim divulgaram que os dispositivos com o Android fazem a mesma coisa.

Sistema desenvolvido pelo hacker e analista de segurança Samy Kamkar, no HTTP://samy.pl/androidmap/, Magnus Eriksson mostrou ao mundo que o Android também coleta informações de localização. Mas o usuário pode descobrir se seus dados foram copiados.

Basta que o mesmo tenha acesso de administrador ao roteador e junto, possuir o endereço MAC da rede. Segundo informa Kamkar em seu site, o Android Map coloca os dados recolhidos a partir de praticamente todos os dispositivos Android através de uma rede Wi-Fi, codificada ou não a disposição dos carros do Street View e do próprio dispositivo Android.

Assim recolhido por sinais e coordenadas de GPS ou enviadas por um BSSID do roteador, que envia esses sinais até a nave mãe e assim, os dados do seu roteador Wi-Fi estão nas mãos da Google.

Essas informações geraram polêmica em cima da empresa Apple sobre a privacidade dos dados dos usuários. Na última semana, o congressista americano Edward J. Markey enviou uma correspondência ao executivo-chefe da Apple, o Sr. Steve Jobs, onde questiona as políticas de proteção de dados da empresa. Conforme Markey, ele fala que; "Estou preocupados com as consequências destas características em relação à privacidade dos indivíduos" e assim exigindo explicações da empresa Apple a suas perguntas até no máximo dia 12 de maio.

Vamos assim ver onde vai parar esse assunto.