O notebook Spacetop é o primeiro computador portátil a utilizar realidade aumentada (RA) no lugar da tela. Desenvolvido pela Sightful, empresa focada na criação de produtos de realidade aumentada que sejam inovadores, intuitivos e valiosos para o dia a dia do usuário. Basicamente é um notebook com tampa dobrável que vem com um óculo utilizado para visualizar uma tela virtual de 100 polegadas.

Conheça o Spacetop, o primeiro notebook de realidade aumentada com tela virtual de 100. Fonte: Sightful
Conheça o Spacetop, o primeiro notebook de realidade aumentada com tela virtual de 100". Fonte: Sightful

Através de diversos vídeos promocionais do Spacetop, a Sighful apresentou as vantagens e a proposta de seu notebook que funciona exclusivamente através de uma tela virtual. Como foi dito acima, o usuário precisa utilizar óculos de realidade aumentada desenvolvido pela empresa para visualizar os elementos que podem ser desde uma única janela ou várias para a visualização de diversos tipos de conteúdo.

Sightful Spacetop: Especificações do notebook de realidade aumentada

Através de uma parceria com a Nreal, fabricante de óculos de realidade aumentada, a Sightful disponibiliza junto com o Spacetop 1 óculos customizado para o notebook. Ao invés de utilizar um processador Intel ou AMD, a empresa optou por implementar um chipset da Qualcomm, o Snapdragon 865, que conta com uma GPU Adreno 650. Além disso, a máquina conta com 8GB de memória RAM e 256GB de armazenamento.

Com um peso de 1,5Kg, o Spacetop tem 4cm de altura, 26,59cm de largura e 22,3cm de profundidade. Empolgado com o lançamento do primeiro produto da empresa, o cofundador da Sightful, Tamir Berliner, diz:

Os laptops são a peça central de nossas vidas diárias de trabalho, mas a tecnologia não evoluiu com o moderno, trabalho de qualquer lugar, questões de privacidade, mentalidade de 'guerreiro da estrada'. Enquanto isso, a realidade aumentada está cheia de potencial e promessa, mas ainda não encontrou seu caso de uso diário.

Estamos no momento perfeito para uma mudança significativa de paradigma em um dispositivo que todos conhecemos e amamos.

Lançamento e disponibilidade

No momento, o notebook Spacetop está disponível para compra para as 1000 pessoas que o reservaram através de um programa oferecido pela empresa. Ainda não se sabe quanto o computador irá custar para o público geral e nem se ele de fato vai ser produzido em massa. Abaixo você pode conferir um trailer promocional do produto.

Vídeo incorporado do YouTube