Apesar de não ser tão popular no Brasil o Snapchat continua sendo uma rede social amplamente utilizada em outros países, disponibilizando em sua plataforma dezenas de funções interessantes, como filtros e a possibilidade de criar vídeos semelhantes ao que encontramos no TikTok. Nesta semana a desenvolvedora da plataforma revelou a chegada de diversas novidades no aplicativo e que serão implementadas nos próximos meses, embora ainda não haja uma data específica em que os recursos serão adicionados na versão estável.

Aquisição da WaveOptics

Nesta semana a Snap Inc. - desenvolvedora do Snapchat - anunciou a compra da WaveOptics por US$ 500 milhões, entrando definitivamente no ramo de realidade aumentada e indicando que poderá lançar novos aplicativos que usem exclusivamente essa funcionalidade em breve. Também é esperado que a compra beneficie a divisão da Snap que trabalha no desenvolvimento de óculos de realidade aumentada para competir com concorrentes como o Google, Apple e Microsoft.

"[...] Já trabalhávamos com eles (WaveOptics) por anos no desenvolvimento de guias de onda, que são o pedaço de vidro no Spectacles que permite ver gráficos em 3D no mundo real e projetores que ajudam a projetas luz nessa superfície. E esses componentes são realmente sofisticados e complexos, e realmente leva anos e anos para ampliar os horizontes em termos de o que é possível ser feito", afirmou a Snap.

Integração com RA

Recentemente a desenvolvedora do Snapchat anunciou que irá disponibilizar atualizações importantes referentes ao uso da câmera pelo aplicativo, permitindo que os usuários da rede social tenham à disposição alguns efeitos de Realidade Aumentada (RA), tornando a experiência de uso mais divertida. É esperado que algumas marcas utilizem a novidade para divulgar seus produtos, criando propagandas que utilizem o recurso e divulguem na plataforma.

Além da integração com essa tecnologia também foi revelado que o aplicativo receberá suporte ao YouTube Music, permitindo importar músicas assim como é feito com o SoundCloud. Também foi anunciado uma nova integração com o Bumble, permitindo que os usuários enviem selfies com efeitos do Snapchat para o aplicativo de relacionamento.

Exemplo de óculos VR. (Foto: Reprodução/Unsplash).
Exemplo de óculos VR. (Foto: Reprodução/Unsplash).

Outro recurso que chamou a atenção após ser anunciado pela Snap Inc. é a possobilidade de identificar roupas e receber instantaneamente resultasos quanto ao valor e disponibilidade no mercado.

Assista ao vídeo:

Fonte (1,2)