O metaverso é uma realidade digital que combina aspectos de mídia social, jogos online, realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e criptomoedas, a fim de que os usuários possam interajir virtualmente.

A realidade aumentada sobrepõe elementos visuais, sons e outras entradas sensoriais em configurações do mundo real. Com isso é possível aprimorar a experiência do usuário. Em contraste, a realidade virtual é capaz de ampliar as realidades ficcionais.

Conforme o metaverso cresce, ele criará espaços online, onde as interações do usuário são mais multidimensionais do que a tecnologia atual suporta. Em vez de apenas visualizar o conteúdo digital, no metaverso os usuários serão capazes de mergulhar em um espaço onde o mundo digital e físico se fundem em um só.

O que exatamente é o metaverso?

O metaverso é basicamente um universo fictício que se conecta com a realidade. Em outras palavras, é um outro universo, acessado virtualmente, e a combinação desse universo virtual com o universo real compõe o termo metaverso.

Por exemplo, o metaverso pode ser uma plataforma online onde os usuários podem desfrutar de uma sociedade virtual em que as pessoas podem se reunir para trabalhar, jogar ou socializar.

Embora a tecnologia necessária para realizar o conceito do metaverso ainda demore anos para estar totalmente disponível, espera-se que eventualmente seja um lugar onde você possa trabalhar, se divertir, aprender, criar, fazer compras e interagir com amigos, em um ambiente totalmente virtual e online.

O Metaverso é do Facebook?

O metaverso não tem um criador (ou definição) único, então não é algo que o Facebook possua ou seja o único responsável por desenvolver.

Apesar do Facebook ser o líder atual em hardware e software no negócio do metaverso, ele não é o dono do conceito. Ainda assim, é inegável que o Facebook é o maior propagador e investidor desse conceito.

A empresa anunciou em setembro de 2021 um investimento de US$ 50 milhões em pesquisa global e parceiros de programa para garantir que a tecnologia do metaverso seria desenvolvida de forma responsável.

Qual é a diferença entre AR e VR?

A realidade aumentada envolve a sobreposição de elementos visuais, sons e outros estímulos sensoriais em uma configuração do mundo real para aprimorar a experiência do usuário.

Já a realidade aumentada pode ser acessada com um smartphone, e os usuários podem controlar sua presença no mundo real.

Em comparação, a realidade virtual é completamente virtual e aumenta as realidades ficcionais. A realidade aumentada requer um dispositivo como um óculos, e os usuários são controlados pelo sistema.

Vantagens do Metaverso

  • O metaverso é um ambiente virtual compartilhado que as pessoas acessam via internet.
  • Tecnologias como realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) são combinadas no metaverso para criar uma sensação de "presença virtual".
  • O potencial e a margem em um mundo virtual serão quase ilimitados. Com o advento da pandemia, vários conglomerados testaram o trabalho remoto e muitas empresas estão permitindo que os funcionários trabalhem remotamente para sempre.

Sem concorrência para o Facebook

Atualmente, o Facebook está desenvolvendo seu próprio mundo virtual sem qualquer competição. Por exemplo, a Microsoft e o Google estão vendendo óculos AR que adicionam uma camada virtual ao mundo real.

Embora os óculos AR possam ser amplamente usados ​​no futuro, eles não estão criando um ecossistema de mundo virtual como o Facebook. Em outras palavras, eles estão competindo por um mercado diferente.

Além disso, o Oculus VR permite que os usuários façam uma variedade de atividades, ao contrário de outros dispositivos VR, que são feitos para uma finalidade única. Esta é a razão pela qual os dispositivos VR anteriores não conseguiram se popularizar no passado.

Um bom exemplo é o Samsung VR, lançado em novembro de 2015, mas que se resume uma tela 3D para os usuários assistirem a vídeos ou jogarem com o controle remoto que acompanha o dispositivo. No entanto, o Facebook está criando um ecossistema de sociedade virtual.

Já a Roblox pode parecer outra possível concorrente, mas até certo ponto. Apesar da Roblox ter uma plataforma metaversa, ela não vende nenhum hardware.

Muito provavelmente, quando as tecnologias necessárias para usar o metaverso estiverem disponíveis, teremos que utilizar o ecossistema e hardwares do Facebook.

Portanto, sem nenhuma competição significativa, o Facebook ficará com a maior parte da participação no mercado de hardware, o que os ajudará a criar um ecossistema de realidade virtual que será influente o suficiente para ser dominante.

Riscos da tecnologia ser desenvolvida pelo Facebook

Os maiores riscos do metaverso estão ligados exatamenteo ao monopólio do Facebook sobre essas tecnologia. Como sabemos, o Facebook é conhecido por sérios problemas de privacidade, o que vai aumentar.

A realidade virtual permitirá que o Facebook tenha ainda mais acesso aos nossos dados privados.

Outro risco que acontece é de que tudo isso que o Facebook imagina pode não se tornar realidade.

O metaverso pode acabar sendo utilizado pelas pessoas apenas para fins específicos, como jogos ou educação, em vez de toda uma sociedade virtual como Zuckerberg fala.