Logo após o Facebook anunciar o Metaverso, a Microsoft mostrou que também tem planos para construir uma plataforma de experiências virtuais, o Mesh. Segundo a desenvolvedora do Windows, o Mesh será o futuro das reuniões em sua plataforma Microsoft Teams. Trata-se de um dos esforços da Microsoft para combinar a realidade aumentada com a realidade virtual, incluindo o projeto da HoloLens em reuniões via videochamada, onde qualquer pessoa poderá participar, graças aos avatares animados.

O Mesh é um dos esforços da Microsoft para tornar as reuniões mais interativas, assim como, por exemplo, o Together Mode e outros recursos implementados no Microsoft Teams. O gerente geral do Teams, Nicole Herskowitz, disse em entrevista ao site TheVerge:

"Fomos atingidos por encontrar o cansaço no mundo virtual. Depois de no máximo 30 ou 40 minutos em uma reunião, era muito difícil permanecer engajado e focado."

Microsoft Teams terá avatares 3D

Avatares 3D no Microsoft Teams. Fonte: Microsoft
Avatares 3D no Microsoft Teams. Fonte: Microsoft

Para trazer uma interatividade maior às longas reuniões, a Microsoft está trazendo ao Microsoft Teams avatares 3D para tornar o universo virtual mais agradável de se utilizar. Não será necessário utilizar óculos de realidade virtual para ter um avatar, a Microsoft irá disponibilizar aos usuários uma versão animada com características pré-definidas. Desta forma, quem não quiser ligar a webcam, poderá utilizar um avatar 3D para ser representado em um ambiente virtual na videoconferência.

A gerente geral de produto do Microsoft Mesh, Katie Kelly, falou em entrevista ao TheVerge:

"Não é binário, então posso escolher como quero aparecer, se é um vídeo ou um avatar, e há uma variedade de opções personalizadas para escolher como você deseja estar presente em uma reunião. Somos capazes de interpretar suas pistas vocais para animar aquele avatar, então ele se sente presente e parece que está lá com você."

Como os avatares 3D irão funcionar

Avatares 3D sendo utilizados no Microsoft Teams. Fonte: Microsoft
Avatares 3D sendo utilizados no Microsoft Teams. Fonte: Microsoft

Através da utilização de inteligência artificial, a Microsoft diz que pode animar o avatar do usuário analisando sua voz. As animações irão possibilitar que o usuário levante a mão em uma reunião ou exiba algum emoji selecionado pelo usuário, exibindo a imagem ao redor do avatar.